Notícia

CRP-PR: integridade e transparência no uso dos recursos

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) preza pelo uso dos recursos investidos por todas as Psicólogas e Psicólogos para promover serviços de qualidade de Psicologia para a sociedade e que ampliem o reconhecimento social da profissão. O resultado é visível não só nas ações, mas na integridade e adequação da aplicação desses recursos. Esta conclusão é do relatório de auditoria independente pelo qual o CPR-PR passou neste final de ano.


O relatório foi conduzido pela empresa Audimec, contratada por licitação pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Os auditores tiveram acesso aos demonstrativos de despesas, contratações e aplicações financeiras realizadas pelo CRP-PR e analisaram não só a documentação, mas registros bancários e mecanismos de controle interno utilizados pela instituição.


A conclusão da auditoria é que as Prestações de Contas Anuais foram apresentadas adequadamente em todos os aspectos relevantes, conforme determina o Manual de Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contábeis do CFP, assim como, “o resultado de suas variações patrimoniais e de seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data (31 de dezembro de 2018), de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil”.


De acordo com o gerente administrativo-financeiro do CRP-PR, Maurício Cardoso da Silva, o resultado diz sobre o trabalho de toda a equipe. “Esse resultado mostra o trabalho sério e comprometido das equipes administrativa e técnica, de conselheiros e colaboradores para atuar em prol da categoria e da sociedade. Todas as nossas ações levam em conta as boas práticas da administração e o zelo com o recurso, para que seja transformado em benefício da Psicologia.”

Controle social

A auditoria é um passo importante de controle dos recursos investidos pelo Conselho. Contudo, Psicólogas(os) e toda a sociedade também têm acesso a todas as ações promovidas pela instituição por meio do Portal da Transparência. Lá, é possível conhecer mais sobre a gestão do CRP-PR, o trabalho das comissões especiais/temáticas existentes no Conselho, as atas das reuniões plenárias e reuniões de Comissões e a agenda da instituição. Também é possível ter acesso a toda a legislação referente à Psicologia, ao Planejamento da instituição e aos dados da Gestão de Pessoas. Ainda, no Portal da Transparência estão disponíveis todos os demonstrativos de despesas e receitas, o balanço patrimonial e fluxo de caixa, além das informações referentes às licitações e às chamadas publicadas realizadas pela instituição.


O Portal da Transparência está disponível a toda a categoria e busca transmitir todas as informações essenciais sobre o CRP-PR. Além do portal, Psicólogas(os) também podem participar da gestão do Conselho estando presentes nas reuniões plenárias e nas assembleias, como a Assembleia Orçamentária, além de diversos outros eventos promovidos pela instituição. Essa participação torna a instituição cada vez mais eficiente e democrática.

Rolar para cima