Notícia

CRP-PR integra deliberações do Sistema Conselhos com representatividade

O ano de 2023 está apenas começando e traz consigo desdobramentos importantes para a Psicologia, ocorridos ainda em 2022, quando o Conselho Federal de Psicologia (CFP) empossou, no mês de dezembro, sua nova gestão para o próximo triênio. O evento trouxe perspectivas positivas acerca do horizonte que se forma diante da categoria. A delegação do CRP-PR, além de se engajar nas atividades deliberativas, representou a Psicologia do Paraná na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) com uma composição diversificada e plural, como a própria profissão.

Pela primeira vez na história do Conselho, o grupo representante do Estado no evento apresentou maioria de pessoas negras e mulheres, além de um profissional transhomem em sua formação. São elas as psicólogas Griziele Martins Feitosa (CRP-08/09153), Rosiane Martins de Souza (CRP-08/14328) e Ana Ligia Bragueto Costa (CRP-08/08334) – presidenta, vice-presidenta e tesoureira do CRP-PR –, além da conselheira Pamela Cristina Salles da Silva (CRP-08/20935), presidente da Comissão Étnico-racial do CRP-PR, e o psicólogo Matheo Bernardino (CRP-08/25791), conselheiro do CRP-PR.

A composição do grupo reflete qual Psicologia devemos continuar construindo para transformar realidades que destoam das identidades culturais, étnico-raciais e sociais do nosso país, como demonstraram os dados do CensoPsi 2022, apresentados no 6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (CBP), realizado em São Paulo durante o mês de novembro. Confrontando as estatísticas do censo da categoria, o CFP realizou o “Germinário Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências”, dentro da programação do CBP, abordando pautas concernentes às mulheres, grupos vulnerabilizados e dificuldades enfrentadas por essas pessoas em contextos que incluem, também, a sua atuação profissional.

O CBP foi concluído com a elaboração de uma carta aberta do Sistema Conselhos, redigida em conjunto com os Conselhos Regionais de Psicologia, entidades e personalidades representantes da profissão, e aprovada por unanimidade na última Apaf de 2022, logo após a posse do novo plenário do CFP, em Brasília. O documento será apresentado na próxima plenária do CRP-PR, no dia 27 de janeiro.

A Carta Compromisso em Defesa dos Direitos das Mulheres é um manifesto constituído por destaques como o direito à vida de mulheres e crianças, direitos sexuais e reprodutivos, participação política e garantia de acesso e permanência aos espaços de representação e constituição da Psicologia como ciência e profissão. Este último ponto busca alterar uma realidade paradoxal da Psicologia: apesar de a carreira possuir um total de quase 80% dos registros ativos composto por mulheres, as posições de liderança ainda são predominantemente ocupadas por homens.

Para a presidenta do CRP-PR, “a carta representa um olhar da profissão a partir  do lugar das mulheres, e é um movimento importante para o avanço das políticas do Sistema Conselhos e da categoria. É uma conquista desse público, que é tão fundamental no exercício da nossa profissão”. 

Além da importância desses marcantes encontros e suas produções, o Paraná passa a ter dupla representação nos quadros do CFP, com as psicólogas Célia Mazza de Souza (CRP-08/02052) e Marina de Pol Poniwas (CRP-08/13821). 

Antes de ser presidenta do CRP-PR durante o triênio encerrado em 2022, Célia trabalhou na sede do Conselho em Curitiba, entre 1997 e 2016; agora, ela compõe a diretoria do CFP, como tesoureira. Marina tem histórico de atuação no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), nas matérias de infância e juventude, e acúmulos na luta de grupos LGBTQIA+.  Ela também foi uma das idealizadoras do “Germinário Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências”.

A posse no CFP e seus desdobramentos, segundo a presidenta do CRP-PR, “representam uma conquista da categoria, pois o Sistema Conselhos de Psicologia do Brasil é a maior forma de organização democrática da profissão em todo o mundo”, de acordo com informações destacadas durante o evento.