Qual o papel das instituições de ensino para o desenvolvimento de uma conduta ética de estudantes de Psicologia? Esse tema e o terceiro assunto abordado na série do CRP-EXPLICA. A dúvida chegou através das redes sociais do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) e foi respondida pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). Confira a orientação:
O Código de Ética Profissional da Psicologia se aplica também a estudantes?
É imprescindível que, ao longo do processo de formação em Psicologia, as normativas profissionais sejam trabalhadas, visando à formação de profissionais que se alinhem aos preceitos éticos e técnicos da profissão (conforme estabelece o Código de Ética Profissional, Resolução CFP n° 010/2005, Art. 17). É de responsabilidade das Instituições de Ensino, por meio de seu corpo docente e de supervisões de estágio, informar, orientar e exigir que estudantes observem os princípios e normas contidas no Código, cabendo-lhes adotar providências diante de condutas irregulares.
Participe da Comissão de Estudantes do CRP-PR?
Para compreender cada vez mais a parte de legislação, atuação profissional e ética da profissão de Psicologia, participe da Comissão de Estudantes do CRP-PR, assim como dos eventos temáticos elaborados por elas, para isso, acesse: https://crppr.org.br/comissoes/
Siga o CRPR-PR no Instagram e compartilhe com estudantes e profissionais de Psicologia as orientações dadas através da série CRP-PR EXPLICA.