Notícia

CRP-PR esteve presente em Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná esteve presente na Audiência Pública realizada no dia 29 de abril, terça-feira, a partir das 10h, no Plenarinho, da Assembleia Legislativa do Paraná, na Praça N.S. da Salete s/nº, no Centro Cívico em Curitiba.

A pauta proposta foi “Falta de leitos psiquiátricos no município de Curitiba”, pela Associação Paranaense de Psiquiatria. À mesa havia oito profissionais de diferentes instituições de Curitiba e região metropolitana, os quais fizeram uso da palavra para estimular o debate de 10 minutos!

Esta é a realidade da maioria das audiência públicas. Falta tempo para o debate das questões apontadas! Importantes reflexões sobre como se dá o acolhimento das pessoas com transtorno mental ou com dependência química séria; como se dão os encaminhamentos para continuidade dos tratamentos; a falta de ambulatórios com equipe mínima de saúde mental; o matriciamento e a construção de uma rede de atenção efetiva e eficaz na área de Saúde Mental.

Fica o desafio para que outros debates sejam feitos com mais tempo e com a participação dos pares, mas também daqueles que defendem propostas diferentes dos proponentes da discussão. Segundo Victor Hugo: “Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz”.

Rolar para cima