Notícia

CRP-PR envia ofícios a gestores da área hospitalar sobre as especificidades da atuação da Psicologia Hospitalar no contexto da Covid-19

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) enviou, nesta semana, ofícios a gestores da área hospitalar. O documento elaborado pela Comissão de Psicologia Hospitalar do CRP-PR contém informações voltadas à atuação de profissionais da área no contexto da Covid-19. As considerações trazidas pela Comissão têm como objetivo auxiliar a Gestão Hospitalar na implementação ou reestruturação de serviços de Psicologia Hospitalar para atendimento à doença causada pelo novo coronavírus.

Entre as instituições e os órgãos que receberam o ofício, estão a Secretaria de Estado da Saúde, secretarias municipais de Saúde, Conselhos Estadual e Municipais de Saúde, Sindicato dos Psicólogos do Paraná, Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná e SindiSaúde (Sindicato das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público da Saúde e da Previdência estado do Paraná) —, além da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS), hospitais e das Prefeituras Municipais.

Orientações

O ofício possui caráter orientativo e consultivo considerando, por sua vez, a autonomia das instituições, suas particularidades e o contexto econômico no qual se encontram. As recomendações levam em conta características da Psicologia Hospitalar como, por exemplo: a formação da(o) Psicóloga(o) para atuar no contexto hospitalar, a estruturação de Serviços de Psicologia Hospitalar no contexto da pandemia e o acompanhamento em saúde mental às(aos) profissionais de saúde.

Para conferir o documento completo e as orientações detalhadas, clique aqui.

Mais orientações

Mais informações em relação à atuação da Psicologia e das especificidades da Psicologia Hospitalar podem ser acessadas pelos sites do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Ambos os sites possuem seção específica destinada a conteúdos referentes à pandemia da Covid-19 de forma a facilitar o acesso à informação.

Rolar para cima