Notícia

CRP-PR e Abrasme promovem reunião para mobilizar defesa da saúde mental brasileira

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) e a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) promovem na próxima segunda-feira (18) uma reunião para mobilizar estratégias em defesa da Reforma Psiquiátrica e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A reunião foi marcada pelas instituições após decisão da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de aprovar a nova Política Nacional de Saúde Mental, proposta pelo Coordenador Nacional de Saúde Mental, Quirino Cordeiro, e pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O plano aprovado afeta diretamente o fortalecimento de um modelo de assistência em Saúde Mental que prioriza o cuidado em equipamentos sociais públicos, com base territorializada e comunitária, em curso há 16 anos no país (desde a aprovação da lei nº 10.216/2001). A inversão da prioridade orçamentária, com a destinação de 270 milhões de reais para instituições privadas e apenas 31,7 milhões para habilitação de serviços da RAPS, representa a retomada de uma lógica de cuidado centrada no internamento, sob a perspectiva hospitalocêntrica e medicalizante, portanto ineficaz, que age na contramão das ações em saúde mental da atenção primária em saúde.

Leia também: CRP-PR se posiciona contrário à nova Política Nacional de Saúde Mental

 

Venha contribuir com esta luta! Manicômios nunca mais!

Serviço

Data: 18 de dezembro de 2017

Horário: 19h

Local: Sede do CRP-PR (Av. São José, 699, Cristo Rei, Curitiba-PR)

Rolar para cima