Notícia

CRP-PR discute vacinação de profissionais com a Câmara Municipal de Curitiba

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), representado pela presidenta Célia Mazza (CRP-08/02052), participou, nesta segunda-feira (07/06), de reunião com a Frente Parlamentar de Acompanhamento à Vacinação da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O evento, realizado na modalidade online, buscou discutir aspectos do descumprimento do Plano de Vacinação da Prefeitura e a elucidação dos critérios de imunização de profissionais da saúde. Também participaram representantes dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Biomedicina, Nutrição e Serviço Social.

Em sua exposição acerca da vacinação das(os) Psicólogas(os) de Curitiba, a presidenta do CRP-PR falou da falta de nitidez da Prefeitura quanto ao fornecimento de informações que o Município presta às(aos) profissionais, e as incongruências que envolvem a necessidade de inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), comprovação de locais de atuação profissional e tempo de exposição ao vírus. “Temos percebido o desencontro de orientações, e por isso é necessário que a Prefeitura adote discurso uníssono, explicando com mais nitidez quais sãos os critérios utilizados na convocação e vacinação das(os) profissionais. Embora o Município tenha divulgado alguns desses critérios, nem sempre eles são seguidos, e muitas(os) Psicólogas(os) continuam à espera da vacina, ainda que estejam dentro dos requisitos inicialmente estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde”, disse Mazza.

Ainda durante as tratativas, o CRP-PR pediu que a CMC participe da interlocução com a Prefeitura solicitando, dentre outras ações, a confirmação do recebimento das listas de profissionais encaminhadas pelo Conselho, uma vez que o município não tem respondido aos pedidos de confirmação. Após as considerações dos demais Conselhos presentes, vereadoras(es) da CMC se comprometeram a levar as atuais demandas à SMS, que devem ser abordadas em nova reunião, com representantes da Prefeitura de Curitiba, ao longo desta semana.