No Brasil, mais de dois milhões de pessoas vivem com algum tipo de deficiência auditiva, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A comunicação dessa população pode ser feita pela Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como Libras.
A Libras é um sistema linguístico visual-motor com gramática específica que necessita da combinação de gestos. É uma das línguas de sinais, as quais variam de acordo com o país ou região para elaborar os significados de acordo com cada cultura.
A comunicação em Libras é fundamental para a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva, uma vez que é uma das maneiras de compreender o mundo a sua volta e expressar ideias, fatos e sentimentos – e é regulamentada desde 2002 pela Lei nº 10.436, que prevê que os sistemas públicos de Saúde e Educação devem apoiar o uso e difundir a língua, assim como garantir atendimento e tratamento adequado aos deficientes auditivos.
Psicologia
O atendimento psicológico em Libras auxilia na promoção da qualidade de vida dessas pessoas, que passam por dificuldades e sofrem preconceitos. O domínio da língua é essencial para o processo de interpretação e para uma comunicação direta com a(o/e) paciente. O Psicólogo Aldemar Balbino da Costa (CRP-08/14029), que é pós-graduado em Educação Especial Bilinguismo (Libras/Português) pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar), comenta que o atendimento a essa população pode levar algum tempo por conta do aprendizado da língua. Além disso, segundo ele, “é necessário conviver com o povo surdo para entender sua construção visual de mundo”.
Atualmente, poucas(os/es) Psicólogas(os/es) oferecem um tratamento psicológico que atenda às necessidades destas pessoas. Por isso, o CRP-PR convida as(os/es) profissionais que se sentem aptas(os/es) a realizar este atendimento, com o objetivo de fomentar um banco de dados com profissionais que atendem na língua. Este espaço, a ser disponibilizado no site e divulgado em diferentes meios de comunicação, servirá para a consulta da sociedade.
As(aos/es) profissionais de Psicologia
Para divulgar seu atendimento no site do CRP-PR, preencha o formulário abaixo com as informações de cadastro solicitadas: