O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) assinou, no último dia 07 de fevereiro, uma nota conjunta com o Conselho Federal e os outros 23 Conselhos Regionais de Psicologia em defesa das pessoas com HIV/AIDS.
Na nota, os Conselhos analisam criticamente práticas e discursos governamentais que precarizam o atendimento a este público no país. Para enfrentar essa realidade, assumem o compromisso de ampliação das “ações de orientação e fiscalização junto à categoria, como modo de enfrentamento a qualquer ato que reforce o estigma e a discriminação contra essa população, cujo maior sofrimento decorre não da doença, mas do preconceito”, conforme diz o documento.
O Conselheiro do CRP-PR Pedro Braga Carneiro (CRP-08/13363) ressalta a importância dessa orientação coletiva. “O trabalho ético em Psicologia exige que consigamos considerar nosso público como sujeitos, e não como meros objetos de intervenção. Ao fazer esse alerta, os Conselhos de Psicologia colaboram para a promoção de saúde e qualidade de vida, combatendo a discriminação e o preconceito”, afirma.
O conteúdo da nota na íntegra pode ser acessado no site do CFP: https://site.cfp.org.br/psicologia-em-defesa-das-pessoas-com-hiv-aids/
Saiba mais
Desde 2008, Psicólogas e Psicólogos contam com uma produção do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) para contribuir com a atuação junto a pessoas com HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O material, disponível em www.crepop.pol.org.br/wp-content/uploads/2010/11/DST_AIDS.pdf, traz reflexões importantes sobre as dimensões ética e cotidiana da prática profissional. Fornecer informações completas sobre o tratamento, estimular a autonomia e a participação ativa das pessoas no seu autocuidado são algumas das orientações às e aos profissionais de Psicologia.
Além disso, em 2018 o Conselho Federal de Psicologia promoveu o Diálogo Digital “A Psicologia em proteção e pelo respeito às pessoas com HIV”. O evento abordou o papel dos serviços especializados e a importância da atenção básica para o atendimento a este público. O conteúdo pode ser acessado no link: www.site.cfp.org.br/tag/aids/