Notícia

CRP-PR apoia manifestação de Trabalhadoras(es) da Assistência Social de Irati e região

O Conselho Regional de Psicologia manifesta seu apoio às mobilizações de trabalhadoras(es) do Sistema Único de Assistência Social dos municípios da regional de Irati-PR, reconhecendo a legitimidade das articulações e reivindicações do coletivo.

Nesta quarta-feira (26/5), Psicólogas(os) e outras(os) profissionais da Assistência Social da região promovem manifestação em reivindicação frente ao Poder Público por condições de trabalho, considerando especialmente o contexto da Covid-19. Em carta, a Assembleia de Trabalhadoras(es) do SUAS ressalta a urgência da inclusão deste público nos Planos Municipais de Imunização, considerando os altos índices de trabalhadoras(es) que já foram contaminados, e “compreendendo que a imunização deste grupo contribui para a segurança e proteção também da população atendida” – cuja demanda de atendimento têm aumentado significativamente durante a pandemia. O CRP-PR participará, junto com o coletivo e outras instituições, de audiência com legisladores estaduais na data de hoje.

As mobilizações se intensificaram frente ao óbito, em 23/5, decorrente da contaminação pela Covid-19, da assistente social Rafaela Leticia de Souza, que atuava no SUAS em Fernandes Pinheiro. O CRP-PR se solidariza com familiares, amigas(os) e colegas da profissional, e lamenta profundamente o conjunto de desproteções que culminaram nesta triste situação.

Não obstante, tanto a Assembleia de Trabalhadoras(es) do SUAS da região de Irati-PR quanto o CRP-PR reconhecem a urgência da vacinação de toda população, e têm empreendido esforços de articulação e mobilização de órgãos públicos e sociedade para reivindicar celeridade dos governos em todas as esferas nos processos de imunização.

Confira abaixo a carta da Assembleia na íntegra. Para saber mais sobre a atuação do CRP-PR no que se refere à vacinação, acesse: https://crppr.org.br/central-de-informacoes-vacinacao/