Notícia

CRP-PR amplia atendimento à categoria

Desde o início da pandemia de Covid-19 e da necessária suspensão de atendimentos presenciais, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná tem buscado se adaptar ao novo momento. Neste período atípico, enfrentamos algumas dificuldades no contato e atendimento à categoria, tanto devido ao aumento de demanda por orientações, quanto ao suporte necessário para retorno.


Buscando aprimorar continuamente o relacionamento com as(os) Psicólogas(os), o CRP-PR amplia as formas de contato com a instituição. Agora, todas as sedes do Conselho contam com um número de Whatsapp para contato. O número atenderá às(aos) Psicólogas(os) em horário comercial — das 9h às 17h de segunda a sexta-feira.

Contato via Whatsapp

Os números de Whatsapp do Conselho são:

 

Sede Curitiba: (41) 98821-9767
Sede Londrina: (43) 98806-4740
Sede Maringá: (44) 98808-8545
Sede Cascavel: (45) 98814-4163
Sede Foz do Iguaçu: (45) 98816-5285

 

Pedimos às(aos) Psicólogas(os) que busquem contato com a sede de referência do seu município.

 

Atenção: os números são destinados para atendimento textual via aplicativo Whatsapp. Ligações não serão atendidas – mesmo as ligações realizadas pelo aplicativo – uma vez que contamos com uma equipe reduzida de funcionárias(os) para o atendimento, e desta forma buscamos melhor atender a todas(os).

Serviços online

Desde junho, o CRP-PR passou a realizar procedimentos administrativos de maneira totalmente online – a(o) Psicóloga pode solicitar serviços como Registro de Pessoa Física, 2ª via da Carteira de Identidade Profissional, Inscrição Secundária, entre outros, diretamente no site: https://crppr.org.br/pessoa-fisica/. A medida tem por objetivo dar agilidade aos pedidos e facilitar o acesso aos serviços por parte da categoria.


Para conhecer os serviços disponíveis e procedimentos, acesse o link https://crppr.org.br/procedimentos-administrativos-online/

Orientação e Fiscalização

No período da pandemia, temos recebido muitas solicitações de orientação sobre a prática profissional. Convidamos a categoria a verificar se a resposta para sua dúvida está disponível no Guia de Orientação.

 

Caso seu questionamento ainda não esteja contemplado no Guia, ao final dessa página há um formulário para contato com a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-PR. As solicitações de orientação à COF também podem ser enviadas pelo e-mail crp08@crppr.org.br.

Especial Covid-19

O CRP-PR vem produzindo uma série de materiais de apoio para a atuação de Psicólogas(os) em diversos contextos frente aos desafios da pandemia. Na página Especial Covid-19 estão reunidas as Notas Técnicas, respostas às perguntas mais frequentes, textos e vídeos de orientação e links para as lives realizadas pelo Conselho. Confira: https://crppr.org.br/especialcovid19

Denúncias

Existem duas formas de denúncia ao Conselho quanto ao descumprimento de normativas do exercício profissional da(o) Psicóloga(o):

 

1) Por meio de notícia/queixa à Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) para que verifique a pertinência e promova inspeções, orientações ou mesmo representações quando for o caso. A(O) interessada(o) que encaminhou a notícia/queixa à COF não será informada(o) sobre os encaminhamentos, uma vez que os procedimentos tramitam em sigilo. O repasse das informações à COF pode se dar de forma anônima e a comunicação pode ser feita pelo formulário disponível em: www.crppr.org.br/guia-de-orientacao ou pelo e-mail crp08@crppr.org.br

 

2) Por meio de uma representação formalizada, na qual a(o) interessada(o) protocola uma denúncia por escrito, endereçada à Presidência do CRP-PR, que a encaminhará para a Comissão de Ética (COE). Através da análise da representação poderá ser instaurado um processo disciplinar ético e a(o) interessada(o) deverá se identificar, pois figurará como parte denunciante e acompanhará toda a tramitação do processo.

 

Em abril, o CRP-PR regulamentou o recebimento destas denúncias via e-mail. Desde então, tem recebido denúncias pelo endereço: presidente@crppr.org.br

 

Confira mais informações sobre denúncias em https://crppr.org.br/fazer-denuncia/

Atendimento por e-mail

Além dos números de Whatsapp e serviços online, o CRP-PR segue atendendo por e-mail. Agora, ao enviar uma mensagem, a(o) remetente recebe uma resposta automática de confirmação do recebimento. Todos os e-mails recebidos são respondidos, mas por vezes acabam na caixa de Spam da(o) destinatária(o) – especialmente quando as comunicações do Conselho não são abertas com frequência. Desta forma, pedimos que, quando estiverem aguardando retorno do CRP-PR, verifiquem também nessa caixa.

 

E-mail Geral: crp08@crppr.org.br

 

E-mails do Setor Financeiro


Para questões financeiras que não forem resolvidas na aba de serviços de Pessoa Física, pode-se enviar e-mail para os seguintes endereços:
rafaela.silva@crppr.org.br ou guilherme.souza@crppr.org.br.

Saiba mais:

Rolar para cima