Notícia

CREPOP: Psicólogos que atuam na Segurança Pública participam de reunião no CRP-08

O Centro de Referencias Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas do CRP-08 (CREPOP) realizou uma reunião com os psicólogos que atuam na área de Segurança Pública no Estado do Paraná, como parte da pesquisa sobre a prática do profissional da Psicologia  na área de Políticas Públicas.

Na reunião, que aconteceu ontem à tarde (02), na sede do Conselho, em Curitiba, foram abordados temas relativos à rotina do trabalho dos psicólogos que atuam nos vários Órgãos da Secretaria de Estado da Segurança Pública, bem como nas Guardas Municipais. Buscou-se construir um panorama geral de como são as abordagens, condições de trabalho, o grau de autonomia, os problemas encontrados, recursos e teorias utilizadas pelos Psicólogos, bem como, o potencial da Psicologia na área em questão.

A pesquisa do CREPOP, que acontece em nível nacional, possibilita que, a partir da coleta de dados da prática profissional, sejam elaboradas referências técnicas para a atuação profissional no âmbito da segurança pública. Os profissionais da Psicologia atuantes nessa área podem  participar da pesquisa   respondendo ao questionário que se encontra no site  www.crepop.pol.org.br, até o dia 15 de julho.

Participaram do encontro 19 psicólogos de Curitiba que atuam na segurança pública do Paraná, da Polícia Civil, e suas subdivisões como o DENARC – Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos, NUCRIA – Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes, Criminalística, SICRIDE – Serviço de Investigação de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, Delegacia do Adolescente; Polícia Científica e Polícia Militar do Estado do Paraná, bem como, psicólogos que atuam junto a Guarda Municipal do Município de São José dos Pinhais.  

A Coordenadora técnica do CREPOP, socióloga Carmem Ribeiro, avalia que a reunião cumpriu com seus objetivos, trazendo muitas informações importantes sobre o campo de atuação do Psicólogo, que comporão o relatório técnico a ser encaminhado ao CREPOP Nacional.

Rolar para cima