Como forma de compreender e ampliar a prática da Psicologia no âmbito do atendimento a pessoas com deficiência, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) deu início ao seu novo ciclo de pesquisas sobre a atuação de Psicólogas(os/es) nas políticas públicas de atenção a esta população.
A pesquisa terá duas etapas: um questionário online, estruturado para cobrir todas as áreas geográficas e características referentes à prática de profissionais da Psicologia, e entrevistas individuais ou em grupo para apuração e detalhamento da atuação técnica de Psicólogas(os/es) em serviços específicos. A participação é voluntária e serão disponibilizados recursos de acessibilidade quando necessário.
Para o Psicólogo Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), assessor técnico em pesquisas do CRP-PR e técnico de referência do CREPOP, o ciclo é um marco para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e também na desconstrução de uma sociedade ainda capacitista e neuronormativa. “Tão importante quanto desconstruirmos o racismo, as práticas coloniais e o machismo em nossas pautas é, também, propormos uma visão anticapacitista para tratarmos as deficiências da sociedade – e não só aquelas deficiências atribuídas às pessoas – atuando assim nas políticas de subjetivação em curso”, afirma.
O CREPOP já está buscando, com o auxílio do Núcleo de Pessoas com Deficiência do CRP-PR, localizar algumas pessoas que atuam em áreas como Saúde (SUS); Habilitação e Reabilitação; Educação Básica; Assistência Social; Habitação; Trabalho/Emprego; Previdência Social; Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; Transporte e Mobilidade; Educação Especial; Educação Inclusiva; e Educação Superior/Pesquisa. Profissionais que estão dentro do escopo da pesquisa estão recebendo ofícios da Assessoria de Pesquisas, a qual também se mantém disponível para receber contatos de profissionais com interesse em participar da pesquisa e contribuir com a construção das novas Referências Técnicas.
Atenção! Fique atenta(o/e) às notícias e ao link do questionário que será divulgado em breve ou entre em contato com a Assessoria Técnica em Pesquisas do CRP PR pelo e-mail altieres.frei@crppr.org.br ou valdirene.machado@crppr.org.br.