Notícia

COVID-19: CRP-PR suspende atendimento presencial e eventos

Como medida de responsabilidade social e prevenção frente à pandemia do COVID-19, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) decidiu, nesta terça-feira (17), suspender o atendimento presencial e os eventos por um período previsto de 15 dias – até 1º de abril de 2020.

A medida segue recomendações para evitar aglomerações de pessoas e, desta forma, atuar comunitariamente para que a velocidade de transmissão do vírus seja menor, impedindo a sobrecarga dos serviços de saúde e possibilitando melhor atendimento das pessoas que necessitam de atenção médica.

 

No entanto, cabe ressaltar que todos os setores do Conselho estão em atividade e seu quadro de funcionárias(os) está em trabalho domiciliar, evitando ao máximo prejuízos à categoria. Realizaremos o máximo de atividades possíveis online para que não haja paralisação das atividades e serviços prestados.

 

Em um primeiro momento, havíamos avaliado a possibilidade de manutenção de algumas atividades presenciais. Contudo, as rápidas alterações no cenário, as novas informações, recomendações e determinações legais, implicaram o aprofundamento das medidas preventivas. Do mesmo modo, após este período de 15 dias, o funcionamento da autarquia será reavaliado, considerado a evolução do quadro de pandemia, que segue em permanente monitoramento.

 

Entendemos ainda que a Psicologia como categoria será acionada e terá papel fundamental no enfrentamento da crise e na oferta de serviços de qualidade à população, sobretudo compreendendo as consequências para a saúde mental das pessoas. Também consideramos que a situação de emergência atingirá as populações mais vulnerabilizadas com maior dureza. Desta forma, conselheiras(os), colaboradoras(es) e a equipe técnica do CRP-PR estão atentas(os) aos referenciais disponíveis e diálogos do Sistema Conselhos de Psicologia, empenhadas(os) na elaboração de orientações para a categoria com a maior brevidade possível frente à complexidade e responsabilidade que a situação exige.

Seguem abaixo orientações a quem precisar do atendimento do CRP-PR em diversos setores:

DENÚNCIAS ÉTICAS

Os procedimentos para denúncia estão descritos no link crppr.org.br/fazer-denuncia.

DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES ÉTICAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Acesse o Guia de Orientação do CRP-PR em crppr.org.br/guia-de-orientacao. Em caso de dúvidas que não sejam solucionadas pelo Guia, é possível acessar o formulário de contato disponível presente ao fim daquela página.

DÚVIDAS QUANTO AOS SETORES FINANCEIRO, COMPRAS E OUTRAS ATIVIDADES DO CRP-PR

Outras dúvidas, demandas ou necessidades podem ser encaminhados para o e-mail crp08@crppr.org.br

Anuidades

Considerando o cenário que várias(os) profissionais vêm enfrentando e as responsabilidades legais e financeiras da autarquia, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), conforme Resolução nº 002 de 25 de março de 2020, oferece a possibilidade de prorrogação do pagamento de anuidades referentes ao ano de 2020 para quem ainda não as quitou. Seguem as informações:

 

– Pessoas Físicas e Jurídicas que optarem pelo pagamento em cota única, a vencer em 31/03/2020, poderão fazê-lo sem juros até 31/05/2020 mediante envio de solicitação via formulário no site (clique aqui). 

 

– Pessoas Físicas e Jurídicas que optarem pelo pagamento parcelado poderão pagar as parcelas 3, 4 e 5, a vencer em 31/03, 30/04 e 31/05/2020, respectivamente, até a data de 31/08/2020 sem juros, também mediante envio de solicitação via formulário no site. As três parcelas poderão ser pagas em qualquer data até 31/08/2020.

 

– Psicólogas(os) que já dispõem dos boletos de cota única e parcelamentos emitidos e a vencer: não será necessária a emissão de novo(s) boleto(s) para alteração do vencimento. O procedimento de envio de solicitação via formulário se faz necessário para o planejamento financeiro e administrativo do CRP-PR.

Envio de documentos por e-mail

A partir do dia 25 de março de 2020, o departamento administrativo do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) passará a receber todas as solicitações por e-mail, medida válida enquanto a autarquia estiver em regime de trabalho remoto

 

Para realizar solicitações referentes a Pessoas Físicas e Jurídicas, a(o) Psicóloga(o) deve acessar o site do CRP-PR (links www.crppr.org.br/pessoa-fisica ou www.crppr.org.br/pessoa-juridica) e seguir os procedimentos para cada tipo de solicitação, inclusive com o preenchimento de formulários. As relações de documentos necessários também estão disponíveis nos links.

 

Documentos escaneados:
Para garantir a qualidade dos documentos, pedimos para seguir algumas dicas:

– Não enviar fotos de documentos;

– Digitalizar o documento que deseja no formato PDF, pois isso oferece maior compatibilidade com a maioria dos dispositivos móveis e computadores.

 

Observação: o CRP-PR, ao receber formulários e documentos, pode solicitar reenvio caso não estejam legíveis ou outras inconformidades.

 

Para novas inscrições:
O CRP-PR, após análise e validação de formulários e documentos recebidos, emitirá o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição e, após confirmação do pagamento, terá o prazo de 10 (dez) dias úteis para emitir a certidão de aptidão para exercício profissional, inclusive com a informação do número do registro profissional ou de Pessoa Jurídica.

 

Carteira de Identidade Profissional:
A emissão da Carteira de Identidade Profissional (CIP) se dará a partir do momento em que o CRP-PR retomar seu atendimento presencial. Todas as pessoas que fizeram remotamente o pedido de inscrição serão comunicadas.

 

Cancelamento de registro:
Caso a(o) Psicóloga(o) não esteja exercendo a atividade profissional e deseje requerer o cancelamento do registro, deve enviar o formulário de pedido de cancelamento e o termo de compromisso, juntamente com a cópia escaneada da Carteira de Identidade Profissional ou BO (em caso de perda ou roubo do documento original). Após o retorno das atividades presenciais do CRP-PR, o CRP-PR irá requerer a entrega física da CIP ou BO, uma vez que esse procedimento é necessário no caso de cancelamento de registro.

 

Certificado de Pessoa Jurídica:
O certificado de inscrição de Pessoa Jurídica será encaminhado por e-mail. O documento original será enviado quando o CRP-PR retomar seu atendimento presencial.

 

Após seguir todos os procedimentos descritos acima, pedimos que encaminhem o e-mail com os documentos digitalizados para crp08@crppr.org.br e aguardem o contato da equipe do CRP-PR.

Suspensão de prazos

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) suspendeu os prazos processuais e prescricionais dos Processos Administrativos e Disciplinares no período compreendido entre os dias 18 de março e 17 de abril de 2020. A medida, publicada na Instrução Normativa n.º 01 de 17 de março de 2020, vale para processos de âmbito regional e federal e seus prazos poderão sofrer alterações de acordo com medidas das autoridades sanitárias.

Atendimento Online

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) autorizou o atendimento psicológico online, por meio de tecnologias de comunicação a distância, sem a necessidade de aguardar a aprovação do cadastro no E-Psi. A medida é válida, em princípio, para os meses de março e abril. Confira os procedimentos de cadastro e demais orientações em: www.crppr.org.br/covid19-e-psi

CONTATO

Curitiba – crp08@crppr.org.br

Londrina – (43) 98806-4740

Maringá – (44) 98808-8545

Cascavel – (45) 98814-4163

Foz do Iguaçu – (45) 98816-5285

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