Pesquisar
Close this search box.

Notícia

COVID-19: medidas adotadas pelo CRP-PR

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) informa que vem acompanhando atentamente as orientações dos órgãos de saúde frente à pandemia do vírus COVID-19. Neste momento, a autarquia manterá atendimento em suas sedes, adotando medidas de higiene (como a ampliação da ventilação e disponibilização de álcool em gel nas dependências) e medidas de segurança, ampliando a distância entre as pessoas e privilegiando o trabalho remoto de funcionárias(os) indicadas(os) como grupo de risco.

 

No entanto, como medida de precaução e responsabilidade social na contenção da pandemia, aproveitamos para recomendar às(aos) Psicólogas(os) que privilegiem serviços que possam ser solicitados online diretamente no site do CPR-PR: www.crppr.org.br/pessoa-fisica e www.crppr.org.br/pessoa-juridica

 

Documentos relativos a processos éticos (comunicação com a Comissão de Ética) podem ser enviados pelos correios, sem prejuízos à tramitação. Outras informações podem ser encontradas em www.crppr.org.br/fazer-denuncia

 

Informamos ainda que eventos de maior aglomeração, como as cerimônias de entrega de Carteiras de Identidade Profissionais, serão suspensas até segunda orientação. As Carteiras de Identidade Profissional serão enviadas pelos correios; no entanto, profissionais que tiverem urgência no recebimento poderão entrar em contato e solicitar para retirar o documento pessoalmente.

 

Em princípio, as reuniões de comissões setoriais, gestoras e especiais/temáticas poderão ser mantidas, observados os devidos cuidados e com a orientação à participação online, quando for possível. Outros eventos serão avaliados caso a caso.

Medidas de prevenção

Às(Aos) profissionais Psicólogas(os) recomendamos, neste momento, que sigam as seguintes recomendações do instituto Butantã:

 

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é para que medidas gerais de prevenção sejam adotadas no dia a dia.

 

– Lave as mãos com água e sabão frequentemente, principalmente ao chegar de ambientes públicos e antes de consumir alimentos.

– O álcool em gel com pelo menos 60% de álcool pode ser uma opção quando não houver água e sabão disponíveis.

– Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço descartável.

– Evite tocar nos olhos, nariz e boca.

– Mantenha os ambientes bem ventilados.

– Evite o contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença. Fique em casa quando estiver doente.

– Adote uma maior distância e evite contato físicos.

Atendimento online

O CRP-PR alerta, ainda, que os atendimentos online deverão seguir orientações específicas dispostas na Resolução CFP nº 011/2018, que prevê a obrigatoriedade de prévio cadastro online. Outras informações também estão disponíveis em www.crppr.org.br/wp-content/uploads/2018/12/Of4790-18-E-PSI-Atendimento-Online.pdf

Acompanhamento da crise

Estes encaminhamentos poderão ser revisados a qualquer momento em caso de alteração do cenário, acompanhando as orientações legais. É importante refletir que cabe à Psicologia, neste momento, atuar com responsabilidade social na prevenção da disseminação da doença, mas com a busca por informações de qualidade e dimensionamento adequado de suas consequências a fim de evitar pânico ou acrescentar sofrimento à situação que já é de alerta.

 

Também ressaltamos neste momento de crise a importância da atuação das universidades públicas – com pesquisa acerca da doença – e do Sistema Único de Saúde, que concentra as unidades de referência para atendimento aos casos suspeitos ou tratamento.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.