No marco dos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, fazemos um convite a toda a categoria profissional para se unir em defesa dos sistemas de políticas públicas; de uma produção científica socialmente referenciada; da diversidade humana e da liberdade como horizontes estratégicos, a fim de colocar nossa profissão a serviço das transformações sociais e reparações históricas das quais o Brasil tanto precisa.
Foram diversas as gerações de psicólogas(os/es) que sonharam e ousaram construir uma Psicologia comprometida com a inclusão e amparada pela ciência, contraposta às desigualdades sociais e violências que ainda insistem em forjar o nosso país.
É sob políticas que naturalizam o genocídio e o ecocídio que se encontra a necessidade de potencializar a Psicologia como instrumento defensor da vida. Por isso, é fundamental contextualizar nossas práticas e somar esforços, em todos os campos e ao lado dos movimentos sociais, para erradicar a fome, o racismo, o preconceito contra a diversidade de expressões de gênero e sexualidade, e a violência de Estado. O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) e outros conselhos de Psicologia se unem e contam com você, profissional da categoria, para refletir sobre o nosso lugar no cenário político atual.