Notícia

Revista Contato aborda Luta Antimanicomial Antirracista e Antiproibicionista

Em 2021, celebramos os 20 anos da promulgação da Lei nº 10.216/2001, um marco significativo da Reforma Psiquiátrica no Brasil por reivindicar direitos às pessoas em contextos de sofrimento psíquico e redirecionar o modelo assistencial em saúde mental. Por isso, esta é uma edição especial da Revista Contato que exalta a Luta Antimanicomial no que compreendemos ser o seu tripé fundamental na atualidade: a defesa do Sistema Único de Saúde, o antirracismo e o antiproibicionismo.

Ao longo dos textos, buscamos refletir sobre a importância desses conceitos para a atuação de Psicólogas(os) em todas as áreas profissionais. Afinal, é possível atuarmos sob a premissa antimanicomial em qualquer campo da Psicologia se nossas práticas reafirmarem o compromisso com o reconhecimento do outro como sujeito, com a não patologização das subjetividades e das relações, e com o cuidado em liberdade a todas as pessoas em situação de sofrimento.

Além de diversos materiais (resenhas, artigos e matérias) em torno do tema central, a edição traz ainda alguns outros destaques, como uma entrevista sobre os possíveis usos dos psicodélicos nas terapias, as dificuldades de acesso a direitos que colocam trabalhadoras domésticas em risco na pandemia e uma reflexão sobre a ética profissional e o punitivismo.