Notícia

O que mudou (e vai mudar) para a Psicologia depois da pandemia?

Olá, Psicólogas e Psicólogos do Paraná e todas as pessoas que nos leem.

Esta é a primeira edição da Revista Contato de 2021, que marca um novo momento do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). Em 2020, imersas(os) nas asperezas da pandemia e do distanciamento, fizemos o máximo para manter o funcionamento do CRP-PR da forma que foi possível, respeitando as excepcionalidades e limitações que o momento impôs (e segue impondo). O desafio agora é transformar em programático aquilo que foi emergencial, aproveitar as expertises construídas nesse período para aprimorar o atendimento e o relacionamento da autarquia com a categoria.

Nesta revista, temos o intuito de ampliar o debate sobre saúde mental, trazendo à tona temas como: os impactos do home office para as(os) trabalhadoras(es), as adaptações necessárias à prática profissional, os processos de luto atravessados e as perspectivas para o futuro.

Confira alguns destaques da edição:

  • Das correntes às algemas: como o Sistema Prisional enraíza o racismo e viola direitos humanos?
  • Orientações e ética sobre o atendimento psicológico no processo transexualizador
  • Políticas Públicas: o que a Psicologia espera das prefeituras e câmaras de vereadores em 2021?
  • Uma entrevista com Thamirys Nunes, autora do livro “Minha criança trans? Relato de uma mãe ao descobrir que o amor não tem gênero”, e muito mais!

Vale destacar também que esta não é mais a única revista do CRP-PR. Em dezembro, lançamos a Revista CadernoS de PsicologiaS, com 42 artigos, de 127 autoras(es) (inicialmente apenas em formato digital), materializando um antigo sonho do CRP-PR contar com uma revista científica para dar visibilidade às produções e práticas da categoria profissional. Não deixem de conferir esse bonito projeto!

Uma boa leitura a todas(os)!