Notícia

CRP-PR é eleito para o Conselho Executivo da Ulapsi

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) foi eleito para o Conselho Executivo da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi). Em reunião realizada no dia 24 de junho, decidiu-se por unanimidade que o CRP-PR integrará o Conselho no biênio 2021-2023. A eleição para este posto representa o empenho do CRP-PR com o projeto de fomentar uma Psicologia comprometida com a sociedade latino-americana, com respeito às suas identidades e culturas.

O Conselho Executivo da instituição tem a função de conduzir as atividades de gestão administrativa da Ulapsi, além de eventos, publicações, apoio às comissões do Conselho Deliberativo, manifestos e atividades aprovadas nas instâncias deliberativas. A cada dois anos, as entidades filiadas à Ulapsi se reúnem para eleger os integrantes do Conselho Executivo da instituição e, neste ano, o CRP-PR foi eleito para o compor.

A Ulapsi congrega entidades da Psicologia com sedes em países da América Latina. A organização foi idealizada como uma rede ampla e democrática, fundada sobre princípios básicos em comum, que buscassem refletir sobre as necessidades e características específicas das populações latino-americanas.

Para isso, a Ulapsi busca desenvolver e difundir referências técnicas e científicas para uma Psicologia comprometida — enquanto ciência e profissão — com essas particularidades latino-americanas. A Conselheira Tesoureira do XIV Plenário, Psic. Ana Ligia Bragueto Costa (CRP-08/08334), representou a autarquia na reunião e ocupará a função de secretária-tesoureira na organização.

A Conselheira afirma que, de encontro com esses princípios e objetivos defendidos pela organização, “o plenário considera importante que o CRP-PR se una a essas entidades e contribua nesta construção que, para nós, tem grande importância, tendo em vista que entendemos que os espaços institucionais da Psicologia devem se pautar na relação com a sociedade e dialogar com diferentes segmentos, ampliando a participação e representação”, avalia.

Saiba mais sobre a entidade em http://ulapsi.org/