Notícia

Conselheiro do CRP-PR participa de evento sobre Psicologia e saberes tradicionais

O conselheiro Luiz Antonio Mariotto participou, em setembro, do 3°Seminário DiverPsi: A Psicologia na fronteira com os Saberes Tradicionais, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP). A série de seminários tem como objetivo discutir a relação entre a ciência psicológica e a religiosidade. A terceira edição trouxe o tema Na fronteira da Psicologia com saberes tradicionais, discutindo questões como a permeabilidade das fronteiras entre Psicologia e a religião. Foram debatidos, também, os construtos de etnopsicologia, que servem de ancoragem, enfrentamento e debate entre a Psicologia e a religião, e o fundamentalismo que se utiliza da Psicologia para legitimar suas práticas.

Além das palestras, organizaram-se grupos de discussão sobre diversos temas, como o lugar da Psicologia enquanto ciência e das práticas tradicionais que se constituem em um conhecimento de outra ordem, a diferença entre o pesquisador e o profissional, e a maneira como o conhecimento tradicional é importante para conhecer o processo de subjetivação das pessoas que se identificam com essas formas de vida. Além disso, foi debatido também a forma como o pensamento hegemônico dentro da Psicologia exclui o debate sobre o campo da experiência religiosa e espiritual.

“Foi uma oportunidade muito importante de subsidiar a discussão sobre a Psicologia e os saberes tradicionais, mas o debate lançou muito mais perguntas do que respostas. A Psicologia pode e deve refletir sobre as consequências que as práticas religiosas têm na sociedade”, avalia Mariotto.

Para ver o debate completo, clique aqui

Rolar para cima