Pesquisar
Close this search box.

Notícia

Congresso em Curitiba fala sobre Saberes Negros no Brasil

O II Congresso de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sul (II Copene Sul), que será realizado de 21 e 24 de julho em Curitiba, pretende promover o intercâmbio científico e tecnológico de pesquisadoras(es) negras(os) e da temática negra da Região Sul do Brasil, com pesquisadoras(os) de referência nacionais e internacionais e com as(os) detentoras(es) de conhecimentos tradicionais e movimentos sociais.

O evento, que acontece no campus da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR (NEAB/UFPR) e pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), tem como tema: “Saberes Negros do Sul do Brasil; Pensamento Afro-brasileiro; Pensamento Africano e da Diáspora”. A escolha do tema revela a intenção de congregar no evento o conhecimento produzido pelas(os) cientistas e intelectuais negras(os) vinculadas(os) à ABPN e aos NEABs, em intenso diálogo com o conhecimento produzido pela intelectualidade negra brasileira e da diáspora, bem como com os movimentos sociais negros, comunidades quilombolas, tradições religiosas de matriz africana (comunidades de terreiro) e comunidades tradicionais.

A Psicologia estará presente no Congresso por meio do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia e relações raciais, que tem por objetivo promover o debate sobre contribuições da Psicologia para a promoção do desenvolvimento da população negra, contribuindo para a eliminação do racismo conforme preconiza a Resolução CFP 18/2002, que estabelece normas de atuação para as(os) Psicólogas(os) em relação ao preconceito e à discriminação racial. O GT acolherá trabalhos que apresentem relatos de experiências e de atuação no âmbito acadêmico e profissional e tem como coordenadores o Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha (NEAB-UFPR); a Prof.ª Dr.ª Miriam Cristiane Alves (Secretária da Saúde do Rio Grande do Sul); o Prof. Dr. Jefferson Cassiel (UNICENTRO/CRP-PR) e a Prof.ª Ms. Alayde Maria Pinto Digiovanni (UNICENTRO/ABEP).

Mais informações em http://2copenesulcuritiba.blogspot.com.br/.


Leia também

Comissão do CRP-PR debaterá o combate ao racismo

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.