Notícia

Congresso de Psicologia do Esporte: conferência de abertura foi sobre “o futuro da Psicologia do Esporte: visões e desafios”

O Dr. em Ciências do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE), Dietmar Samulski, de Minas Gerais, fez, agora há pouco (19h30),  a conferência de abertura do XIV Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte.

Dr. Dietmar Samulski, durante a conferência de abertura Ele falou sobre “o futuro da Psicologia do Esporte: visões e desafios”.Na conferência Dr. Samulski enfatizou que “a Psicologia do Esporte e do Exercício representa uma das disciplinas da Ciência do Esporte e se constitui em Psicologia Aplicada”.Recreação, lazer, prevenção, promoção da saúde e esporte de rendimento foram algumas áreas de intervenção da Psicologia do Esporte destacadas pelo conferencista.“O esporte pode ser uma forma interessante de terapia, futura, a ser trabalhada pela Psicologia Clínica”, ponderou Dr. Samulski.O conferencista também divulgou os temas de suas pesquisas recentes e publicações na área de Psicologia do Esporte, entre esses: o planejamento de carreira esportiva, overtraining (excesso de treinamento), instrumentos para avaliar estresse e recuperação de atletas e perfil de liderança de treinadores no futebol brasileiro.

Para o Dr. Samulski a tolerância, a ética no trabalho (relacionada ao respeito a diversidade profissional), a criatividade (novas ideias e propostas), coragem, persistência e solidariedade devem ser os princípios norteadores dos profissionais da Psicologia do Esporte.

Rolar para cima