Pesquisar
Close this search box.

Notícia

Confira tudo o que aconteceu no mês da Psicologia

A campanha “Psicologia é com Psicólogo” se encerrou oficialmente nesta quinta-feira (31), tendo levado informações sobre a profissão a milhares de pessoas. A seguir você confere algumas destas ações que movimentaram o Paraná durante o mês de aniversário da Psicologia.

Ponta Grossa

Para fortalecer a Psicologia, Psicólogas(os) e estudantes se reuniram no dia 15 de agosto para uma palestra sobre empreendedorismo ministrada por Mariana Patitucci Bacellar (CRP-08/10021), coordenadora da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho de Curitiba. Mariana abordou pontos cruciais sobre a atuação da(o) Psicóloga(o) no empreendedorismo, desde os desafios, riscos e realizações. Também levantou aspectos da importância do reconhecimento das emoções nas(os) profissionais de nossa área e o diferencial que Psicólogas(os) têm para atuar no mercado. Após este momento, as(os) participantes ainda ouviram a orientadora fiscal Michele Gabardo Machado (CRP-08/19469) falar sobre a ética na Psicologia.

Londrina

O fortalecimento da profissão também foi o objetivo da atividade que aconteceu em Londrina e reuniu muitos estudantes e profissionais. A programação durou o dia todo e incluiu uma mesa-redonda sobre empreendedorismo, sobre o início da carreira e sobre as diferentes áreas de atuação da Psicologia.

Maringá

Para responder à pergunta “como está a sua empregabilidade?”, diversas profissionais e estudantes de Maringá se reuniram no dia 22 de agosto para assistir à palestra da Psicóloga Rafaela Caroline Schön (CRP-08/17816), coordenadora da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho de Maringá.

Após a palestra, houve espaço para que as(os) presentes tirassem dúvidas sobre seus currículos com Rosane Luz (CRP-08/15427) e Dione Nunes Franciscato (CRP-08/18047).

Cascavel

A programação de Cascavel começou na sexta-feira, dia 25 de agosto, e se estendeu até domingo (27). A Conselheira e Psicóloga Sandra Regina Fergutz dos Santos Batista (CRP-08/02667) foi a responsável por duas palestras: “Sexo, drogas e rock’n roll: o que a Psicologia tem a ver com isso?” e “A Psicologia a serviço de todas as cores”, além de uma fala na semana acadêmica da FAG sobre os posicionamentos do CRP-PR em relação ao aborto e às drogas.

“No primeiro dia, falamos sobre os números de infecção da Aids, que voltou a crescer, principalmente entre jovens. Falamos também sobre redução de danos e os impactos das políticas de drogas para a sociedade. Por exemplo, temos uma grande população carcerária aguardando julgamento, porque a lei não permite habeas corpus nestes casos”, conta a Psicóloga.

Já no sábado, o tema LGBTI foi levado ao Colégio Estadual Polivalente Pedro Boaretto Neto, dando abertura à discussão um dia antes da 5ª Parada da Diversidade, que teve apoio do CRP-PR. “Na palestra sobre diversidade, procurei desconstruir preconceitos, mostrar o que é identidade de gênero e orientação sexual, destacando que homossexualidade não é doença e também não é opção”, explicou.

Sandra destacou o envolvimento de alunas(os) e profissionais durante as palestras. “Tenho certeza que fortaleceu muito nossa categoria e mostrou a força do Paraná, a importância do CRP ativo em todas as regiões”, disse.

Além das palestras, Psicólogas(os) de Cascavel e região confraternizaram, no sábado, em um café realizado na cidade para comemorar o Dia da(o) Psicóloga(o).

Curitiba

*Com colaboração de Vinícius Torresan

O Café Cultural organizado pelo Sindypsi-PR e pelo CRP-PR reuniu a categoria na tarde ensolarada de sábado (26) para um momento de confraternização na Sede do Conselho. Música, poesia e dança formaram a programação que homenageou a categoria pelo Dia da(o) Psicóloga(o), comemorado no dia 27 de agosto.

As(Os) profissionais que estiveram presentes puderam acompanhar um bate-papo sobre o documentário A Linha Fria do Horizonte, do cineasta e estudante de Psicologia Luciano Coelho, filme que aborda a música e a cultura do Rio Grande do Sul; uma apresentação de dança com a Psicóloga Cecília Baruki (CRP-08/22877), apaixonada por dança e pesquisadora dessa área; e um recital de poesia com o assistente social Tiago Iraton, que incluiu poesias próprias e de autores como Paulo Leminski, Manoel de Barros e Wally Salomão. Andressa Barichello, cofundadora do projeto Fotoverbe-se, também compartilhou suas experiências com a produção literária. O encerramento ficou por conta da banda Égide e seu rock autoral.

—-

No domingo, foi a vez do esporte tomar conta de Sede, em Curitiba. A Comissão de Psicologia do Esporte, coordenada pelo Psicólogo Gilberto Gaertner (CRP-05/05000), trouxe apresentações culturais e aulas de pilates, yoga e defesa pessoal. Quem esteve presente comemorou o Dia da(o) Psicóloga(o) com muito movimento, saúde e diversão.

“Foi um ótimo início de trabalho organizado pela comissão de Psicologia do Esporte e os participantes que acordaram cedo no domingo comemoraram o dia da profissão participando com entusiasmo de todas as oficinas. Psicologia também é movimento”, comemorou Gilberto.

—-

Já nesta semana, no dia 28 de agosto, Psicólogas(os) que atuam na área do trânsito puderam acompanhar uma palestra com o Psicólogo Roberto Moraes Cruz (CRP-12/01418), um dos autores do livro “Manual de Psicologia do Trânsito”, lançado na mesma data (Editora Nila Press).

—-

Estudantes

O tema “Psicologia no Trânsito” também foi abordado em palestra realizada pela Comissão de Estudantes, no dia 24 de agosto em Curitiba. A palestra foi conduzida pela Psicóloga Sandra Cristina Batista Martins (CRP-08/12213), colaboradora da Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito.

Ainda em um contato com acadêmicos, a Conselheira Deisy Maria Rodrigues Joppert (CRP-08/01803) esteve presente na Uniandrade, em Curitiba, para uma fala juntamente com a Comissão de Orientação e Fiscalização.

Campo Mourão

A Psicologia foi à praça em Campo Mourão. A 1º Mostra Livre de Práticas em Psicologia, que contou com diversas apresentações de instituições como Faculdade Unicampo, Cohapar, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Ação Social, Secretaria Municipal de Saúde, Divisão de Saúde do Servidor da Prefeitura de Campo Mourão, Unespar, Unimed e Espaço Casulo. Além disso, diversas(os) profissionais também expuseram na mostra.

“Nossa avaliação é que o evento foi um sucesso. Vários colegas da Psicologia e instituições compareceram, divulgando práticas, projetos e ações realizados em vários campos da ciência psicológica. Foi um momento também de confraternização e trocas de experiências em áreas distintas de atuação do Psicólogo”, contou Paula Vanalli (CRP-08/12779), Representante Setorial Centro-Ocidental.

Foz do Iguaçu

A cidade no Extremo-Oeste também teve uma programação de palestras. Nos dias 22, 25 e 28 de agosto, a Comissão de Psicologia Jurídica esteve em universidades da região – Uniamérica, Cesufoz e Centro Universitário das Cataratas – para falar sobre a formação técnica da(o) Psicóloga(o) que atua na área jurídica.

Já no dia 23 de agosto, a Subsede em Foz do Iguaçu recebeu a Pré-Conferência Municipal de Promoção Racial de Foz do Iguaçu, que teve como tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

Leia também Eventos do mês da Psicologia movimentam cidades do Paraná

Para ver todas as fotos dos eventos, acesse nosso Banco de Imagens!

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.