Notícia

Conferência popular nacional da saúde mental antimanicomial debate desmontes e retrocessos nas políticas públicas

A Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental, da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial (FASM) promove, de 9 a 12 de outubro, a I Conferência Popular Nacional da Saúde Mental Antimanicomial, com o tema + Liberdade + Diversidade + Direitos = Democracia.

Participarão do evento Movimentos Nacionais, Redes, Frentes, Fóruns, Associações, Cooperativas Sociais, Grupos, Coletivos, Núcleos, trabalhadoras(es) e usuárias(os) da saúde mental em defesa dos direitos humanos, da garantia à vida e da Saúde Mental. A conferência tem por objetivo reunir múltiplas visões sobre o tema e se posicionar contra os desmontes e retrocessos nas políticas públicas que versam sobre saúde mental, além de servir como preparação para a V Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada de 17 a 20 de maio 2022.

O evento contará com diversas atividades pautadas nos princípios da Educação Popular e acontecerá de forma virtual, com transmissão pelas redes sociais da FASM e do Conselho Nacional de Saúde. Os links de acesso serão enviados por e-mail.

A programação completa do evento abaixo ou aqui!

Programação

Sábado - 09 de outubro

10h – 10h30 | Saudação de boas-vindas com os anfitriões da FASM Nacional Representação de usuárias, usuários, trabalhadoras, trabalhadores e familiares Apoiadores da I Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial
10h30 – 12h30 | Intervenções de convidados Atividades Artísticas – Culturais
13h30 – 14h | Atividades Artísticas – Culturais
14h – 16h | Ciranda das Conferências Populares Locais, Estaduais e Regionais: girando saberes e experiências antimanicomiais.
16h – 16h30 | Apresentação da Lei Emergencial de Saúde Mental Nise da Silveira
Atividades Artísticas-Culturais

Domingo - 10 de outubro

10h -12h30 | Vozes Populares em perspectiva: que Saúde Mental defendemos? Movimentos Nacionais: Redes, Frentes, Fóruns, Associações, Cooperativas Sociais, Grupos, Coletivos, Núcleos, em defesa dos direitos humanos, da garantia da vida e da Saúde Mental. ATO NACIONAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
15h – 17h | FESTIVAL DE ARTE E CULTURA
17h – 18h | ESTANTE ANTIMANICOMIAL: livros, artigos, publicações


Segunda feira - 11 de outubro

10h – 12h30 | Plenárias Temáticas Eixos + Direitos + Diversidade + Liberdade = Democracia
Plenária 1: Direitos Humanos e Sociais de Usuárias, Usuários e Familiares da Saúde Mental: construções de protagonismos, autonomia e tomada de decisão apoiada.
Plenária 2: Direitos Trabalhistas e Saúde Mental de Trabalhadoras e Trabalhadores da Atenção Psicossocial em tempos de governos antidemocráticos.
14h – 16h30 | Plenárias Temáticas Eixos + Direitos + Diversidade + Liberdade = Democracia
Plenária 3: Grupos vulnerabilizados e diversidades em diálogo com a Saúde Mental Antimanicomial.
Plenária 4: Pensando o Direito às Cidades, Periferias e Favelas na perspectiva da Saúde Mental Antimanicomial.

Terça Feira - 12 de outubro

10h – 12h30 | Plenárias Temáticas Eixos + Direitos + Diversidade + Liberdade = Democracia
Plenária 5: Atenção Psicossocial, Cuidado em Liberdade, Atenção Integral a Pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas, Políticas de desencarceramento, Atenção a pessoas em privação da liberdade.
Plenária 6: Estratégias de Construção de Políticas Públicas Emancipatórias, Democráticas e Antimanicomiais.
14h – 17h | Plenária Final – Aprovação das Propostas da 1ª Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial – 2021; Contribuições à V Conferência Nacional de Saúde Mental – 17 a 20 de maio 2022
17h – 17h30 | Encerramento – Atividades Artísticas – Culturais