Comissão Regional Eleitoral é constituída em Assembleia e conduzirá processo eleitoral para escolha de conselheiras e conselheiros do CRP-PR em 2019

Em agosto de 2019, Psicólogas e Psicólogos de todo o Brasil escolherão as(os) novas(os) representantes da categoria para gestão dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Psicologia. No Paraná, a Comissão Regional Eleitoral (CRE) foi indicada no último dia 18 de janeiro de 2019 durante a Assembleia Geral Extraordinária de deflagração do processo eleitoral. Seis profissionais farão parte desta Comissão, que tem como atribuição conduzir o processo eleitoral em atendimento à Resolução CFP n° 016/2018 (Regimento Eleitoral):

Efetivos

  • Psic. Rubens Marcos Weber (CRP-08/04009) – Presidente da CRE
  • Psic. Allef Degam Furtado (CRP-08/25975)
  • Psic. Carla do Socorro Rocha Natel (CRP-08/06793)

Suplentes

  • Psic. Maria Helena Ventura Viggiano (CRP-08/24156)
  • Psic. Eugênio Pereira de Paula Júnior (CRP-08/06099)
  • Psic. Vanelise Masquetti Valerio Antoniassi (CRP-08/25684)

Segundo o Presidente da Comissão Regional Eleitoral, Psicólogo Rubens Marcos Weber, o grupo está comprometido com a transparência do processo e com a democracia. “É importante trabalharmos em ações para estimular a adesão da categoria no processo, levando às Psicólogas e Psicólogos informações sobre as funções do CRP”, afirma.

“Para além do Conselho, na sociedade, precisamos reafirmar a ética, os direitos humanos, a cidadania e a cultura”, reflete, acrescentando que o grupo formado para a Comissão ajudará neste processo devido à heterogeneidade de gênero, idade e tempo de formação, garantindo a diversidade necessária.

Como será o processo eleitoral?

A Comissão Regional Eleitoral seguirá uma série de trâmites para dar início ao processo eleitoral. Até a primeira quinzena de março, será publicado o edital de convocação para a inscrição de chapas — etapa que será encerrada até o final do 10º COREP (Congresso Regional da Psicologia do Paraná), a ser realizado entre 6 e 7 de abril de 2019 em Curitiba.

Após análise da documentão dos candidatos inscritos e homologação das chapas, a Comissão Eleitoral passará a organizar debates e publicações nos meios de comunicação do CRP-PR para que as(os) Psicólogas(os) tenham acesso às propostas de cada chapa, bem como será responsável pela formação de subcomissões eleitorais nos postos de votação, orientações à categoria sobre o processo eleitoral e homologação dos resultados.

Quando será a eleição?

Em 2019 a votação para os Conselhos Regionais e Federal de Psicologia acontecerá exclusivamente pela internet, entre os dias 23 e 27 de agosto e no dia 27 de agosto nos postos de votação presenciais em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Não haverá votação por correspondência.

Como votar?

O voto é obrigatório para todas(os) as(os) Psicólogas(os) inscritas(os) no CRP-PR e adimplentes (em dia com as obrigações financeiras). Para aqueles que têm mais de 65 (sessenta e cinco) anos, o voto é facultativo. Para isso, será preciso utilizar uma senha, a ser enviada pelo sistema eleitoral para os endereços eletrônicos de cada profissional. Por isso, é fundamental que o seu cadastro esteja atualizado junto ao CRP-PR. Se você deseja atualizar suas informações, acesse: www.crppr.org.br/atualizacao-cadastral/

Dúvidas?

Se você tem alguma dúvida sobre o processo eleitoral, entre em contato com o CRP-PR em: crp08@crppr.org.br

Rolar para cima