Notícia

Comissão Étnico-Racial participa de reunião em Pitanga

A Comissão Étnico-Racial participou de uma atividade na cidade de Pitanga, no Centro-Oeste paranaense. O encontro, que aconteceu na APAE no dia 26 de setembro, contou com a participação dos membros da Comissão, de integrantes da rede pública de Pitanga e de estudantes de Psicologia.

O grupo se reuniu para discutir as ações da Comissão Étnico-Racial e necessidade de implicação das(os) Psicólogas(os) no acolhimento ao sofrimento psíquico relativo ao racismo. Foram debatidas as demandas referentes ao contexto do município de Pitanga, como o silenciamento do tema nas redes de enfrentamento e suas expectativas quanto ao debate que a Comissão pode provocar em suas atuações.

Além de explanar sobre as origens do racismo, o Psicólogo Jefferson Olivatto da Silva (CRP-08/13918) falou sobre os objetivos e ações que a Comissão Étnico-Racial, a qual coordena, pretende realizar. Ainda quanto às realidades apresentadas, o Psicólogo Cristiano Carneiro, atuante no Fórum de Guarapuava, apresentou dados sobre o processo de adoção. A contribuição de Carneiro permite a visualização de aceitação ou não de crianças negras, o total apagamento de crianças indígenas, a questão da autodeclararão destas crianças e a influência dos órgãos públicos quanto à autodeclararão.

A participação de acadêmicas(os) permitiu a discussão quanto à necessidade de uma formação que paute o tema étnico-racial em graduação para a construção de reflexão crítica quanto ao necessário enfrentamento ao racismo, assim como a possibilidade de aproximação do CRP-PR por meio da Comissão. Pontuou-se, ainda, o trabalho atual da Comissão no levantamento de dados que denotem e permitam visualizar o problema do racismo em diversos âmbitos sociais. Por fim, salientou-se a disposição da Comissão para a elaboração conjunta de ações e a satisfação em participar de tal eventualidade.

Rolar para cima