Notícia

Comissão Étnico-Racial lança pesquisa censitária no Paraná

Uma pesquisa feita pela Comissão Étnico-Racial do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) levantará dados censitários sobre as(os) profissionais de Psicologia do Paraná no que diz respeito às questões étnico-raciais. O projeto é uma iniciativa do Psicólogo Jefferson Olivatto da Silva (CRP-08/13918), coordenador da Comissão e professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

A Comissão tem como pressuposto a compreensão dos efeitos psicossociais do racismo que perpassam o cotidiano da prática psicológica. Com este projeto, o objetivo é investigar de que maneira a atuação e formação psicológica estão atendendo às diretrizes sociais de combate ao racismo em todas as esferas em que a(o) Psicóloga(o) atua (trabalho, educação, Justiça, assistência social, esporte, clínica, saúde, entre outras). Além disso, espera-se constatar situações de racismo vivenciadas por profissionais; detectar a falta de informação ou equívocos durante a formação profissional sobre a temática; identificar setores do Conselho e suas especificidades de demandas étnico-raciais; e correlacionar dados sobre a existência de barreiras sociais durante o processo educacional, formativo e profissional, conforme a autodeclaração dos sujeitos;

Uma das etapas da pesquisa é a aplicação de um questionário online, disponível aqui. A comissão espera que os resultados demonstrem demandas reprimidas da prática psicológica relativas aos efeitos psicossociais do racismo para que então sejam realizadas adequadamente ações de orientação, assessoria e encaminhamentos às(os) profissionais.

Rolar para cima