O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) deliberou, em plenária de junho, a criação de uma Comissão Étnico-Racial na região Centro-Oeste. A Comissão, que está sediada na cidade de Guarapuava, pretende atuar de forma itinerante e articulada com a Comissão de Direitos Humanos.
A relação entre a Psicologia e o combate ao racismo está fundamentada na Resolução CFP nº 018/2002, que nos permite compreender a prática psicológica diante do racismo e afirma que:
Art. 1º – Os psicólogos atuarão segundo os princípios éticos da profissão contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo.
Art. 2º – Os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a discriminação ou preconceito de raça ou etnia.
Art. 3º – Os psicólogos, no exercício profissional, não serão coniventes e nem se omitirão perante o crime do racismo.
Art. 4º – Os psicólogos não se utilizarão de instrumentos ou técnicas psicológicas para criar, manter ou reforçar preconceitos, estigmas, estereótipos ou discriminação racial.
Art. 5º – Os psicólogos não colaborarão com eventos ou serviços que sejam de natureza discriminatória ou contribuam para o desenvolvimento de culturas institucionais discriminatórias.
Art. 6º – Os psicólogos não se pronunciarão nem participarão de pronunciamentos públicos nos meios de comunicação de massa de modo a reforçar o preconceito racial.
Assim, o objetivo da Comissão é auxiliar profissionais e o público por meio do diálogo e construção de metas para a eliminação do racismo. O grupo pretende realizar campanhas contra a invisibilidade desse sofrimento; promover encontros com a população para esclarecer sobre a temática; promover jornadas itinerantes sobre a temática; confeccionar cartilhas e folders informativos para as práticas psicológicas, entre outros.
A Comissão terá encontros mensais, no segundo sábado de cada mês, podendo ser itinerantes – inicialmente em Guarapuava e Irati –, com vistas a aproximação da categoria e dos centros de formação profissional.
Para mais informações, escreva um e-mail para comissoes08@crppr.org.br.