Notícia

Comissão de Psicologia do Esporte trabalha para levar os jogos olímpicos para as escolas

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) está trabalhando para deixar um legado para crianças e jovens brasileiros. O Projeto Transforma é uma iniciativa do Comitê Olímpico, e o CRP-PR, por meio da Comissão, está encabeçando as atividades no Paraná.

Na próxima semana, entre os dias 20 e 24 de junho, o Colégio Estadual do Paraná recebe uma série de atividades que visam a apresentar aos alunos os esportes olímpicos – inclusive os menos conhecidos, como arco e flecha e badminton – e paralímpicos – como bocha, esgrima em cadeira de rodas e vôlei sentado. O evento contará com a presença de alguns atletas, como Rolando Ferreira, jogador de basquete e primeiro brasileiro na NBA, e Claudiomiro Segatto, paratleta do Tênis de Mesa Adaptado e medalhista de ouro nos jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015. Segatto participará, ainda, de um vídeo produzido pelo Conselho para promover os valores olímpicos e o Projeto Transforma.

Transmissão de valores

Além de apresentar o esporte às crianças e jovens, o Projeto Transforma tem como objetivo transmitir valores olímpicos e paralímpicos. Estes valores são, de acordo com a coordenadora da Comissão de Psicologia do Esporte do CRP-PR, Marcia Regina Walter (CRP-08/0254), o grande legado que os jogos poderão deixar em nosso país.

Clique aqui para conhecer todos os valores olímpicos e paralímpicos

Para que o projeto fosse bem-sucedido e tivesse adesão das escolas, a ex-atleta olímpica e representante do projeto, Dora Castanheira, esteve no Colégio Estadual do Paraná em abril deste ano para capacitar professores e agentes jovens – alunos que ficam responsáveis por multiplicar o conhecimento entre os colegas.

 

Rolar para cima