Notícia

Comissão de Psicologia Clínica é criada em Maringá

O CRP-PR aprovou, em reunião planária no dia 28 de fevereiro, a criação da Comissão de Psicologia Clínica na sede de Maringá.

A Psicologia Clínica é uma das áreas de maior destaque na profissão, sendo que mais da metade das(os) Psicólogas(os) brasileiras(os) se dedicam à clínica, segundo levantamento realizado pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) em 2004.

Ainda de acordo com o CFP, a(o) Psicóloga(o) Clínica(o) tem como principais funções:

– Realizar avaliação e diagnóstico psicológicos de entrevistas, observação, testes e dinâmica de grupo com vistas à prevenção e tratamento de problemas psíquicos.

– Realizar atendimento psicoterapêutico individual ou em grupo, adequado às diversas faixas etárias, em instituições de prestação de serviços de saúde, em consultórios particulares e em instituições formais e informais. 

– Realizar atendimento familiar e/ou de casal para orientação ou acompanhamento psicoterapêutico. 

– Realizar atendimento a crianças com problemas emocionais, psicomotores e psicopedagógico.

– Acompanhar psicologicamente gestantes durante a gravidez, parto e puerpério, procurando integrar suas vivências emocionais e corporais, bem como incluir o parceiro, como apoio necessário em todo este processo.

– Preparar o paciente para entrada, permanência alta hospitalar, inclusive em hospitais psiquiátricos.

– Trabalhar em situações de agravamento físico e emocional, inclusive no período terminal, participando das decisões com relação à conduta a ser adotada pela equipe, como internações, intervenções cirúrgicas, exames e altas hospitalares.

– Participar da elaboração de programas de pesquisa sobre a saúde mental da população, bem como sobre a adequação das estratégias diagnósticas e terapêuticas a realidade psicossocial da clientela.

– Criar, coordenar e acompanhar, individualmente ou em equipe multiprofissional, tecnologias próprias ao treinamento em saúde, particularmente em saúde mental, com o objetivo de qualificar o desempenho de várias equipes.

– Participar e acompanhar a elaboração de programas educativos e de treinamento em saúde mental, a nível de atenção primária, em instituições formais e informais como: creches, asilos, sindicatos, associações, instituições de menores, penitenciárias, entidades religiosas e etc.  

– Colaborar, em equipe multiprofissional, no planejamento das políticas de saúde, em nível de macro e microsistemas.

– Coordenar e supervisionar as atividades de Psicologia em instituições e estabelecimentos de ensino e/ou de estágio, que incluam o tratamento psicológico em suas atividades.  

– Realizar pesquisas visando a construção e a ampliação do conhecimento teórico e aplicado, no campo da saúde mental.  

– Atuar junto à equipe multiprofissionais no sentido de levá-las a identificar e compreender os fatores emocionais que intervém na saúde geral do indivíduo, em unidades básicas, ambulatórios de especialidades, hospitais gerais, prontos­socorros e demais instituições.  

Comissão

O objetivo da comissão, em um contexto de inserção cada vez maior da(o) Psicóloga(o) Clínica(o) na sociedade, é o de proporcionar atividades, espaços para trocas de informações, debates e reflexões acerca da prática da Psicologia Clínica na contemporaneidade. A coordenação está a cargo da Psicóloga Adriana Ozelame Furlan (CRP-08/05963).

Você pode participar das reuniões da nova comissão, que estão programadas para acontecer nas últimas quartas-feiras do mês, às 20h, na sede de Maringá. Mais informações pelo e-mail comissoes08@crppr.org.br.   

Rolar para cima