Notícia

Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje, dia 10 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. A data, que é celebrada desde 1992, será lembrada em Curitiba com a realização de diversos eventos.

No salão nobre da prefeitura, das 9h às 12h, acontece o evento Saúde Mental e Participação Socialcom a presença de usuários dos serviços de saúde mental, trabalhadores e conselho de saúde. Além disso, haverá roda de conversa sobre participação social e também sobre a intersetorialidade, ou seja, a Fundação Cultural, Assistência Social e Política sobre Drogas conversando sobre a interface com a Saúde Mental.

Logo mais à tarde, às 16h, acontece o lançamento do Projeto de Prevenção ao Suicídio. O projeto foi desenvolvido especialmente para a prevenção do suicídio, que visa especializar o cuidado e a atenção disponibilizada para o paciente que se encontra em momento de fragilidade, criando serviços de referência para o atendimento. Marcelo Kimati Dias, diretor do departamento de saúde mental, da Secretaria Municipal da Saúde e Sabrina Stefanello, Coordenadora da Fundação Estatal Atenção Especializada em Saúde (Feaes) coordenam a apresentação. A palestra será direcionada para público de trabalhadores, de conselhos profissionais e gestores dos Distritos Sanitários.

Saúde Mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é “não somente a ausência de transtornos mentais, mas se define como um estado de bem-estar no qual o indivíduo é consciente de suas próprias capacidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para sua comunidade”.

Para a OMS, a atenção à saúde mental não pode acontecer em hospitais psiquiátricos, mas em serviços comunitários voltados aos cuidados primários e nos hospitais generalistas.  

Endereços:

Conselho Regional de Psicologia do Paraná: Avenida São José, 699 – Cristo Rei.

Salão Nobre da Prefeitura – Av. Candido de Abreu, 817– Centro Cívico

Rolar para cima