Notícia

Com o aumento dos casos de Covid-19, CRP-PR disponibiliza atendimento remoto em tempo real

A partir do dia 24 de janeiro, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) passa a contar com uma nova forma de atendimento à categoria em tempo real por vídeo ou telechamada. A(O) profissional que necessitar atendimento da secretaria, departamento financeiro ou da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) poderá agendar um horário em um sistema que será disponibilizado em nosso site nos próximos dias.

“A criação desse sistema de agendamento é um desejo antigo desta gestão, em atenção às melhores práticas de atendimento e às demandas da categoria. Todos os desafios impostos pela pandemia atrasaram significativamente esta entrega, mas estamos muito contentes em finalmente conseguirmos promover esse salto de qualidade na relação entre trabalhadoras(es) do Conselho e Psicólogas(os)”, relata o conselheiro Pedro Braga Carneiro (CRP-08/13363), coordenador de Comunicação Social do CRP-PR.

Atualmente, todos os serviços para Pessoas Física e Jurídica, bem como de emissão de segunda via de boletos, estão disponíveis de forma online e podem ser acessados de forma rápida e prática pela categoria de Psicólogas(os). Além disso, o Guia de Orientações da COF traz informações e sana as principais dúvidas sobre cerca de 40 temas, além de disponibilizar legislações afetas à Psicologia. Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, as equipes destes setores também estão disponíveis para atendimento via WhatsApp (41-98821-9767) e e-mail (crp08@crppr.org.br). Ainda nos próximos dias, divulgaremos também novas soluções contratadas para a retomada do atendimento telefônico. As novidades agora implementadas visam a ampliar o leque de opções para a categoria, mantendo uma organização possível dentro da estrutura enxuta do Conselho, ao mesmo tempo em que seguimos preservando a saúde e a vida de todos(as).  

Aumento de casos de Covid-19

Nas últimas semanas, o Brasil vem vivenciando uma mudança significativa em seu quadro epidemiológico. Com taxa de transmissão indicando que uma pessoa infectada contamina quase duas outras, em média, o número de novos casos diários aumentou aproximadamente 700% nos últimos 14 dias, passando de pouco menos de 10 mil por dia para mais de 75 mil, de acordo com o portal G1 (em 18 de janeiro). Ainda que o número de mortes tenha permanecido em patamares menores que os registrados nos picos da pandemia, o aumento de 66% na média móvel também preocupa autoridades de saúde, que já vêm decretando novas medidas de contenção da transmissão da doença.

O CRP-PR vinha implementando, desde o dia 06 de janeiro, um regime de trabalho híbrido com rodízio, com parte das equipes executando suas funções de forma presencial. Os novos desdobramentos, no entanto, levam a um adiamento desta retomada, a qual deverá ser feita em breve a depender de como o quadro sanitário evolua nas próximas semanas. A medida tenta conter o avanço dos contágios, em proteção às equipes e sociedade, evitando uma eventual suspensão de operações por falta de pessoal – como tem ocorrido, infelizmente, em outras autarquias.