Psicólogas(os) do Paraná que desejam contribuir com o avanço das Políticas Públicas do Estado podem se candidatar às vagas nas instâncias de Controle Social. As vagas são:
Titular
Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Londrina
Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Umuarama
Suplente
Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (COMUD) de Pato Branco
Conselho Municipal de Saúde (CMAS) de Foz do Iguaçu
Conselho Municipal de Assistência Social de Cascavel
Titular | Suplente
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Cascavel
Comissão Revisora das Internações Psiquiátricas Involuntárias (CERIPI) da 1ª Regional de Saúde (Litoral)
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) de Pato Branco.
Para mais informações, envie um e-mail para cotec08@crppr.org.br.
Controle Social: o que é?
Em uma sociedade democrática, os cidadãos podem eleger seus governantes, mas também participar ativamente do controle social. A participação, no plano constitucional, é garantida por meio de mecanismos de Controle Social sobre as Políticas Públicas com a criação dos conselhos. É a instituição da democracia participativa como meio legítimo de expressão da cidadania e da democracia.
O Controle Social pode ser feito individualmente ou por um grupo de pessoas, reunidas nos conselhos gestores de Políticas Públicas – espaços cuja função é formular e controlar a execução das Políticas Públicas setoriais. Os conselhos podem ser de Alimentação Escolar; Saúde; Bolsa Família; Direitos da Criança e do Adolescente e Assistência Social, por exemplo. E você, como cidadã(ão) e Psicóloga(o), pode participar dos encontros, reuniões, plenárias e conferências como representante da sociedade civil.