Primeiro boletim | Publicado em 27 de maio de 2022
Espaço reservado para a Chapa 12 – Toda Psicologia. A chapa não enviou o conteúdo no prazo determinado pelo Ofício Circular nº 10/2022/08-CRE-CRP08.
Segundo boletim | Publicado em 10 de junho de 2022
A psicologia tem perdido importantes lutas políticas em toda categoria e sentimos os efeitos adversos todos os dias. Acreditamos, caros e caras colegas, que caminhando lado a lado, tudo pode mudar. Reinventar a convivência entre você e o CRP é o começo, cuidar é o objetivo, e valorizar é o nosso sonho.
Somos TODA PSICOLOGIA, e com todo o nosso movimento, história, contradições, inovações e necessidades, somos o resultado de todos os que vieram antes de nós, e também semeamos o futuro para as próximas gerações.
Somos a união de histórias, de conhecimentos e desejos por todo o território paranaense, somos psicólogas(os) com múltiplas experiências, visões de mundo, professoras, militantes, psicólogas das mais diferentes áreas e campos de atuação, participantes de movimentos sociais, com inovações, com campos de trabalho diversos em nosso imenso Estado. Queremos um CRP-PR atuante e engajado nas realidades sociais, culturais, políticas e econômicas do Paraná e que, nesta trajetória, possamos trabalhar com base no respeito, na alteridade e na coletividade.
Em convergência com uma pluralidade de pessoas, saberes e posicionamentos e em convergência com as pautas de defesa dos direitos humanos, das políticas públicas e do exercício ético da profissão, TODA PSICOLOGIA é feminista, antiproibicionista, antirracista, anticapacitista e atua no enfrentamento das violências, preconceitos, discriminações e todo e qualquer ato humano e político que infrinja os direitos à liberdade, à democracia, ao respeito e à dignidade da pessoa humana. Dessa forma, preza pelo cuidado e liberdade: nas dimensões de saúde mental; laicidade; defesa das políticas públicas contra o Estado mínimo e privatizações; defesa dos direitos humanos e das diversidades de gênero, sexualidade,
orientação sexual, raça, classe, etnia, geração, localização geográfica, dentre outras.
A chapa TODA PSICOLOGIA intui um fazer diferente, próximo de você e da categoria, com decisões descentralizadas e compartilhadas. Queremos trabalhar por um CRP-PR ainda mais presente e ágil em superar os desafios. A eleição em 27 de agosto define este olhar atento
para um futuro coletivo, começando pelos próximos três anos (2022 a 2025). Está com a gente nessa?
Participe desta transformação, conheça as nossas redes sociais, receba informações sobre eventos, lives e mais lançamentos clicando aqui.
Com esperança e determinação,
Celia Regina Cortellete; Deisy Maria Rodrigues Joppert; Frank Da Silva Veiga; João Baptista Fortes De Oliveira; Luciano Bugalski; Ludiana Cardozo Rodrigues; Mari Angela Calderari Oliveira; Paula Vanalli; Raphael Henrique Castanho Di Lascio; Rima Awada Zahra; Rosangela Lopes De Camargo Cardoso; Rosiclea Doroti Rodrigues; Sandra Mara Passarelli Flores; Semiramis Maria Amorim Vedovatto; Silvio Araujo Vailões; Carla Chemure Cechelero Slongo; Everton Adriano De Morais; Érika Ribeiro Da Silva; Geison David Da Silva; Gesielene Oliveira De Carvalho; Gilberto Gaertner; Iris Aline Da Silva Santos Benedito; Jose De Godoi Filho; Jussara Teresinha Henn; Luis Eduardo Candido; Maria Jose De Souza El Saad; Maria Sezineide Cavalcante De Melo; Maria Sueli De Souza Rufine; Samarah Perszel De Freitas; Sandra Cristina Batista Martins.
Terceiro boletim | Publicado em 25 de junho de 2022
Escrevemos e reeditamos a nossa biografia a partir de cada desafio que enfrentamos diariamente na Psicologia ao lado das (os) profissionais que escolheram esta ciência. A cada vitória valorizamos o exercício profissional e efetivamos mais direitos. É isso que Toda Psicologia deseja, é o que nós queremos com comissões preparadas e é o que podemos concretizar com o seu voto.
Durante nossa campanha queremos construir com você propostas conectadas às comissões de: Clínica; Orientação e Fiscalização; Ética; Jurídica; Direitos Humanos; Étnico-racial; Políticas Públicas; Hospitalar; Escolar; Neuropsicologia; Esporte; Mobilidade Humana e Trânsito/Tráfego; Organizacional e do Trabalho; Psicóloga(o) Iniciante; Estudantes; e outras.
Diante da pandemia, a Psicologia também vem enfrentando uma série de crises e questionamentos sobre as práticas, nos colocando à frente de novos e velhos desafios, dentro e fora do consultório. Alguns dos mais antigos, talvez, seja restringir o uso do termo psicoterapia para nomear profissões e práticas não regulamentadas; garantir melhorias relacionadas à saúde suplementar (planos de saúde) — o que nos propomos a fazer.
Também criaremos, em conjunto com as comissões temáticas, notas técnicas de orientação sobre atuação profissional do psicólogo no Sistema Penitenciário e Socioeducativo e em áreas emergentes que ainda geram dúvidas, reafirmando o compromisso ético-político da Psicologia, fundamentado nos princípios da laicidade e dos Direitos Humanos.
Queremos contribuir para a defesa da democracia, da liberdade e da garantia de direitos no que tange às dimensões de raça, classe, etnia, gênero, sexualidade, de ciclos de vida/geracionais, de localização geográfica, dentre outras relacionadas à populações e povos em condições históricas de desigualdades e injustiças sociais; dando continuidade ao Núcleo Étnico Racial do grupo de Londrina iniciado em 2019 que agora se tornou a Comissão Permanente Étnico-racial estruturando diversas ações afirmativas.
Pautaremos a Psicologia, enquanto ciência e profissão, com os movimentos sociais, instituições de ensino superior, com os órgãos dos Sistemas de Justiça, Segurança Pública e demais autarquias e instituições, com vistas ao enfrentamento às formas de violência e opressão às populações de mulheres, pessoas negras, indígenas, migrantes, comunidades tradicionais, LGBTQIA+, população em situação de rua, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas usuárias de drogas, pessoas em sofrimento psíquico, pessoas vivendo com HIV/AIDS e pessoas em situações de conflito com a lei.
Toda Psicologia precisa fortalecer as políticas públicas nacionais e reafirmar o posicionamento do Conselho frente à PEC 241 (ou 55) que congelou os gastos públicos e ao desmonte do Estado brasileiro que ocasiona o enfraquecimento da Educação, do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É o nosso dever desenvolver estratégias para ampliar a discussão acerca da atuação da Psicologia no campo da saúde mental, aliada às perspectivas da reforma psiquiátrica com base em uma abordagem antimanicomial; discutir a atuação interdisciplinar e em rede (Núcleos de Apoio a Saúde da Família, Redes de Atenção Psicossocial etc).
Queremos ampliar debates, ações, encontros, estudos, conferências e fóruns, espelhando nosso compromisso, acolhendo e encorajando psicólogas(os) para que sigam confiantes nos caminhos e desafios apontados pelo espaço-tempo contemporâneo. Queremos fazer parte dos maiores desafios que você vivencia na sua trajetória e contamos com o seu apoio e participação para construir a psicologia que queremos. Que venham novas biografias inspiradas por Toda Psicologia.
Participe desta transformação, conheça as nossas redes sociais, receba informações sobre eventos, lives e mais lançamentos aqui.
Quarto boletim | Publicado em 08 de julho de 2022
Entre a descentralização do CRP-PR e o crescimento de pautas identitárias, está a criação do Núcleo Independente Étnico-racial. E entre o Núcleo Independente e a Comissão Permanente, em 2022, está Toda Psicologia. Em outras palavras, estamos falando de um caminho que liga a autonomia e ações afirmativas, como o conhecimento de causa e o lugar de fala nos levam a soluções mais adequadas de assuntos urgentes, mas, que além disso, podem ser específicos. Afinal, o estado Paraná é grande demais para concentrar as decisões e todas as impressões em uma só sede do Conselho.
Por isso, a história do Núcleo Independente Étnico-racial começa em Londrina, com psicólogas(os) e candidatas(os) Chapa 12 que faziam parte da gestão 2016-2019 do CRP-PR. Gesielene Oliveira De Carvalho (CRP 08/08/17373) participou da criação do Núcleo e dá créditos ao modelo participativo da gestão. Havia liberdade para a articulação e administração de sub-sedes e comissões setoriais. Assim, a reivindicação de transformar o Núcleo em uma Comissão Especial veio da Comissão de Direitos Humanos, organizada com instituições de ensino superior da região.
Com a Chapa 12, Gesielene está junto de Érika Ribeiro da Silva (CRP-08/28557), Geison David Da Silva (CRP-08/28047), Iris Aline da Silva Santos Benedito (CRP 08/27925), Luís Eduardo Candido (CRP-08/24122), Maria Sezineide (CRP-08/03183) e Semiramis Amorim Vedovatto (CRP-08/06207). O objetivo é criar propostas antirracistas retomando o modelo participativo que funcionou no XIII (2016-2019), para que mais iniciativas pelo grupo possam surgir e se fortalecer a partir da eleição de 27 de agosto.
“O Psicólogo colaborará na criação de condições que visem a eliminar a opressão e a marginalização do ser humano” Art. VI da Resolução CFP N.º 018/2002. Portanto, Toda Psicologia vai começar a trabalhar pelas margens, para criar ferramentas institucionais que combatam e orientem sobre o sofrimento psíquico oriundo de uma estrutura racista complexa. Como fizemos no passado, queremos continuar desconstruindo resistências da Psicologia para garantir um futuro justo, com novas comissões temáticas onde for necessário, com orçamento participativo e medidas que visem a libertação dessas populações.
Dignidade, Direito e Descentralização para Toda Psicologia em 202!
Quinto boletim | Publicado em 22 de julho de 2022
O futuro da Psicologia quer passar e é dever de Toda Psicologia abrir os caminhos, começando pela reativação da Comissão da(o) Psicóloga(o) Iniciante. Queremos que você que está começando, possa participar ativamente do CRP depois das eleições de agosto. Somos um círculo aberto de acolhimento e compromisso feito para demandas emergentes. Entre e contato e venha colaborar.
Mais em: linktr.ee/todapsicologiapr
Sexto boletim | Publicado em 05 de agosto de 2022
Espaço reservado para a Chapa 12 – Toda Psicologia. A chapa não enviou o conteúdo no prazo determinado pelo Ofício Circular nº 10/2022/08-CRE-CRP08.
Sétimo boletim | Publicado em 19 de agosto de 2022
Espaço reservado para a Chapa 12 – Toda Psicologia. A chapa não enviou o conteúdo no prazo determinado pelo Ofício Circular nº 10/2022/08-CRE-CRP08.