CFP visita CRP-PR e participa de plenária em Maringá

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) encerrou o ciclo de visitas aos Conselhos Regionais de Psicologia em reuniões na Sede do CRP-PR, em Curitiba, e em Maringá, durante reunião plenária descentralizada. Participaram das reuniões o presidente do CFP, Rogério Giannini (CRP-06/53926), a vice-presidente, Psicóloga Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega (CRP-13/5496), a conselheira-secretária Norma Celiane Cosmo (CRP-14/00842-1) e a coordenadora-geral Miraci Mendes da Silva.

O presidente do CFP, Psicólogo Rogério Giannini, destacou que a integração dos Estados contribui para um legado da Psicologia que vai além das diferenças. “Buscamos uma atuação baseada no respeito e valorização das diferenças, dos direitos humanos, por uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Giannini, acrescentando que esta forma de pensar e agir, em conjunto, tem contribuído para fazer da Psicologia uma ciência e profissão relevante para a sociedade brasileira.

A vice-presidente do CFP, Psicóloga Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, salientou o crescimento que as visitas trouxeram para a Psicologia. “Há muita gente disposta a lutar por aquilo que acreditamos como contribuição da Psicologia à sociedade”, avaliou. “Estar mais perto das pessoas que fazem as gestões nos Estados torna melhores as nossas decisões em Brasília.”

Norma Celiane Cosmo, conselheira-secretária do CFP, também lembrou a importância da atuação conjunta. “As diferenças nos impõem o desafio de fazer o sistema funcionar como sistema. Não é possível fazer isso sem o envolvimento de todas as gestões.”

O presidente do CRP-PR, Psicólogo João Batista Fortes de Oliveira (CRP-08/00173), e a conselheira-secretária, Carolina de Souza Walger (CRP-08/11381), também aproveitaram a ocasião para agradecer a presença do CFP. “Nessa gestão temos trabalhado no desafio de integrar o Paraná, e a ação do CFP em integrar o Brasil é louvável”, disse Carolina. João lembrou que “a troca e a conversa são boas para a Psicologia e para o aprendizado pessoal de todos”.

Boas práticas no Paraná

O presidente da instituição federal parabenizou as ações do CRP-PR, em especial a descentralização das plenárias, que percorrem as Subsedes levando as discussões para mais perto da categoria.

Norma Celiane Cosmo destacou o bom nível de organização do Paraná. “É possível perceber que os posicionamentos são baseados em processo de discussão, não em opiniões pessoais. O acolhimento que tivemos no CRP e que os profissionais paranaenses também têm é fruto de planejamento e discussão, de processos democráticos”, afirmou. “Estou emocionada com este carinho no acolhimento.”

Rolar para cima