Notícia

CFP promove debate online sobre medidas socioeducativas

*com informações do CFP

O Conselho Federal de Psicologia promove na próxima terça-feira (26), das 15h às 17h30, o debate online “A atuação da(o) Psicóloga(o) nas medidas socioeducativas: reflexões ético-políticas”. A atividade é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) de Medidas Socioeducativas da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), no qual o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) é o representante da região sul.

Para reunir as(os) Psicólogas(os) interessadas(os) no tema, o CRP-PR disponibilizará um espaço nas sedes Curitiba, Londrina e Cascavel para a transmissão. Para participar, basta se dirigir a um dos locais (confira os endereços aqui).

É possível participar enviando perguntas para o e-mail eventos@cfp.org.br ou via redes sociais, com a hashtag #PapoPsi.

 

Sobre o debate

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê seis diferentes medidas socioeducativas para jovens infratores, aplicadas mediante ordem judicial: advertência; obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida e internação em estabelecimento educacional. No entanto, ainda há muitas dúvidas e preconceito por parte da sociedade no que diz respeito à penalização dos jovens.

Para discutir o tema, os debatedores serão Ilana Lemos de Paiva, professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN (CRDH/UFRN) e do Observatório da População Infanto-juvenil em Contextos de Violência (Obijuv/UFRN); e Max André Corrêa Costa, jornalista e cientista político, coordenador do Programa de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Instituto Universidade Popular (Unipop) e conselheiro do Cedca -PA.

A atividade será transmitida ao vivo, das 15h às 17h30, no canal do CFP no Youtube: https://youtu.be/O5njqb4VuFw

Rolar para cima