Pesquisar
Close this search box.

Notícia

CFP lança consulta pública para Plano de Dados Abertos 2025-2026 do Sistema Conselhos de Psicologia

Categoria e sociedade podem enviar contribuições até 18 de novembro

*Reprodução de CFP

A imagem é um cartaz digital anunciando a solicitação de contribuições para o novo plano de dados abertos do Sistema Conselhos de Psicologia. O fundo é azul escuro com elementos gráficos coloridos, como quadrados e linhas em tons de roxo, laranja e amarelo, além de uma lupa estilizada no centro.

O texto no cartaz está disposto da seguinte forma:

Título: "APRESENTE CONTRIBUIÇÕES PARA O NOVO PLANO DE DADOS ABERTOS DO SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA"
Prazo: "Contribuições até 18 de novembro de 2024"
Instrução de acesso: "Acesse: cfp.org.br"
Logos: Na parte inferior, estão os logos do "Conselho Federal de Psicologia" e "Conselhos Regionais de Psicologia"
Essa descrição detalha os elementos visuais e o conteúdo textual da imagem para que pessoas com deficiência visual possam compreender as informações contidas no cartaz.Teve início nesta quinta-feira (31) a consulta pública para que toda a categoria e a sociedade apresentem contribuições para a elaboração do novo Plano de Dados Abertos (PDA) do Sistema Conselhos de Psicologia. A consulta para o PDA 2025-2026, aberta até o dia 18 de novembro, será realizada por meio de formulário eletrônico disponível no portal Participa + Brasil.

Dados abertos são informações que podem ser livremente acessadas, utilizadas, modificadas e compartilhadas por qualquer pessoa, promovendo a transparência e a inovação. Nessa perspectiva, o Plano de Dados Abertos é um instrumento essencial para o planejamento e a implementação da abertura de dados pelos órgãos públicos.

No caso do Sistema Conselhos de Psicologia, a população pode dar contribuições às bases de dados relativas aos mais diversos temas, como orçamento, licitações, quadro de pessoal, cadastros, entre outros assuntos. As respostas obtidas por meio da consulta irão auxiliar a identificar quais bases de dados possuem mais relevância e utilidade para a categoria e a sociedade.

“A abertura desta consulta pública do Plano de Dados Abertos para o próximo biênio proporciona a participação social às psicólogas e psicólogos, bem como a todo o conjunto da sociedade, ampliando a transparência pública das bases de dados do Sistema Conselhos de Psicologia”, destaca o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho.

Saiba mais

Instituída em maio de 2016, a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal determina a obrigatoriedade de publicação dos Planos de Dados Abertos pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, entre os quais os conselhos de profissões, como o CFP e os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs).

O Plano de Dados Abertos deve ser disponibilizado, a cada dois anos, por todos os órgãos e entidades da administração pública federal, com a oferta de dados não sigilosos para acesso e consulta por toda a sociedade.

Participe da consulta pública sobre o Plano de Dados Abertos 2025-2026

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.