O Conselho Federal de Psicologia (CFP) disponibiliza para consulta pública, até o dia 04 de julho, o documento resultante da pesquisa “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) nos Serviços Hospitalares do SUS”, produzida pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas (CREPOP).
A partir das contribuições, que podem ser enviadas por formulário (acesse aqui), o CFP espera publicar um documento produzido de forma democrática e participativa. Após o término do prazo, todas as contribuições ao texto preliminar serão enviadas à comissão de especialistas que trabalhará para a construção da versão final para publicação.
Antes de enviar suas contribuições, acesse o texto preliminar para consulta pública aqui.
Sobre a pesquisa
A pesquisa faz um apanhado histórico sobre a Psicologia Hospitalar, as políticas públicas da área da saúde e o atual panorama da atuação da(o) Psicóloga(o) no contexto hospitalar. “Não podemos reforçar a visão medicalizante da vida, em que toda manifestação de comportamento seja entendida como patológica. Precisamos nos aprofundar e entender o que a intervenção psicológica na saúde significa para a vida da pessoa”, diz um trecho das conclusões do estudo.
Além disso, o documento destaca a importância de se realizar um trabalho em conjunto com outras áreas, como o Sistema de Assistência Social, o Sistema Jurídico e o Sistema Educacional.
“O desafio é integrar os conceitos de saúde, doença e experiência da doença com o entendimento da pessoa como um todo, incluindo a conscientização quanto ao estágio em que a pessoa está no ciclo da vida e seu contexto de vida.”