CFP disponibiliza consulta pública de pesquisa do CREPOP sobre atenção básica à saúde

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) disponibiliza para consulta pública, até o dia 29 de junho, o documento resultante da pesquisa “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Atenção Básica à Saúde”, produzida pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas (CREPOP).


A partir das contribuições, que podem ser enviadas por formulário (acesse aqui), o CFP espera publicar um documento produzido de forma democrática e participativa. Após o término do prazo, todas as contribuições ao texto preliminar serão enviadas à comissão de especialistas que trabalhará para a construção da versão final para publicação.


Antes de enviar suas contribuições, acesse o texto preliminar para consulta pública aqui.

Sobre a pesquisa

O trabalho de produção de referências técnicas para atuação na atenção básica de saúde levou em consideração a presença de Psicólogas(os) nesta área, que passou de 723 em 1976 para mais de 40 mil em 2012. “Agora, a pergunta que não cala é: o que estamos fazendo? Como estamos trabalhando nesse sistema?”, questiona o texto antes de explorar os quatro eixos de trabalho: “1. Dimensão ético-política da relação entre Psicologia e Atenção Básica à Saúde; 2. Psicologia e a área em foco; 3. Atuação da Psicologia na Atenção Básica à Saúde; e 4. Gestão do trabalho das(os) Psicólogas(os) no SUS.

 

Ao final, o documento tece algumas considerações finais: “Acreditamos que com este documento possamos apresentar a importância da prática da Psicologia na Atenção Básica, além de revelar todo um cenário de práticas possíveis e fundamentais para o cuidado da população. Além disso, frisar a importância do SUS como campo de atuação da(o) profissional de Psicologia e convidar todas e todos para defender este espaço de atuação que vem sendo paulatinamente ameaçado, e agora mais do que nunca, urgindo, assim, a necessidade de uma organização para defendermos a política pública de saúde”.