Notícia

CFP alerta sobre sites que oferecem sistemas de correção para testes

O Conselho Federal de Psicologia – CFP recebeu várias denúncias sobre sites que oferecem um sistema de correção para os testes Rorschach, Palográfico, HTP e Zulliger.

Diante disso, a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica, daquele órgão, fez uma avaliação dos sites e constatou que os sistemas destes sites geram relatórios a partir da apuração dos dados informados pelo usuário, conforme o teste aplicado. Tais sistemas de correção seguem os manuais dos testes, no entanto, a interpretação dos dados tende a ser superficial e, em algumas vezes, muito comprometida, principalmente nos casos que os resultados dos itens são contraditórios.

Além disso, os sites apresentam problemas relevantes quanto às questões éticas e aos direitos autorais, por exemplo, apesar de o site solicitar o número do registro profissional do psicólogo no momento do cadastro, não há garantia de que este seja validado.

A recomendação final do CFP é para que estes sistemas não sejam utilizados na forma em que se apresentam, considerando-se as observações acima.

Confira abaixo a lista dos sites citados pelo CFP:

http://www.rorschachonline.com/rorschach/index.aspxhttp://www.palografico.comhttp://www.testehtp.com/htp/default.aspxhttp://www.zulligeronline.com/z1/index.aspx
Rolar para cima