Notícia

Cascavel tem vagas para representantes no controle social

Psicólogas(os) de Cascavel que têm vontade de contribuir para o avanço das políticas públicas da região podem se candidatar a uma vaga nas instâncias de controle social da cidade. As vagas são para representante titular e suplente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Além disso, há uma vaga para suplente na Comissão de Saúde Mental, que faz parte do Conselho Municipal de Saúde. Destacamos que este trabalho é voluntário. Para mais informações, envie um e-mail para cotec08@crppr.org.br.

Controle Social: o que é?

Em uma sociedade democrática, os cidadãos podem eleger seus governantes, mas também participar ativamente do controle social. A participação, no plano constitucional, é garantida por meio de mecanismos de controle social sobre as políticas públicas com a criação dos conselhos de políticas públicas. É a instituição da democracia participativa como meio legítimo de expressão da cidadania e da democracia.

O controle social pode ser feito individualmente ou por um grupo de pessoas, reunidas nos conselhos gestores de políticas públicas – espaços públicos cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos podem ser de Alimentação Escolar; Saúde; Bolsa Família; Direitos da Criança e do Adolescente e Assistência Social, por exemplo. E você, como cidadã(ão) e Psicóloga(o), pode participar dos encontros, reuniões, plenárias e conferências como representante da sociedade civil. 

Rolar para cima