Notícia

Carta assinada pelo CRP-PR pede a reestruturação das equipes multidisciplinares do Tribunal de Justiça do Paraná

O CRP-PR assinou, juntamente com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 11ª Região), o Sindicato dos Psicólogos do Paraná (SINDIPSY) e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (SINDIJUS), uma carta aberta pela reestruturação das equipes multidisciplinares do Tribunal de Justiça do Paraná.

A estrutura de atendimento às Varas da Infância e Juventude no Estado no Paraná encontra-se deficitária, sem a devida presença de uma equipe multidisciplinar – assistentes sociais, Psicólogas(os) e pedagogos – capaz de elaborar relatórios que subsidiem as decisões judiciais.

As equipes multidisciplinares podem atuar em diversas frentes, como na identificação e acompanhamento de situações de risco e violações de direitos de crianças e adolescentes, elaboração de ações para restituir as condições para o desenvolvimento infanto-juvenil nas ações de medidas de proteção, acompanhamento de crianças e adolescentes das instituições de acolhimento, emissão de relatórios sobre processos que envolvem destituição do poder familiar, entre outros.

O que vem ocorrendo, na falta de uma equipe especializada, é a sobrecarga de trabalho aos profissionais de CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que são solicitados para realizar tais atividades sem remuneração extra.

Para ajudar pressionar o poder judiciário, está disponível na internet uma petição – que contava com 164 assinaturas até o momento em que a matéria foi fechada.

Clique aqui para assinar a petição!

Compartilhe! Vamos juntas(os) lutar por uma justiça melhor!

Rolar para cima