Atenção, prazo prorrogado!
O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) está lançando um novo espaço de produção e divulgação de conhecimentos, orientações e reflexões em torno da interrelação entre teoria e prática em Psicologia. A revista CadernoS de PsicologiaS, idealizada e produzida por conselheiras(os) e pelo corpo técnico da instituição, tem por objetivo publicar textos nas categorias Relatos de Experiência, Inquietações Metodológicas, Cadernos Técnicos do CRP-PR e Resenhas (veja mais abaixo), de modo a consolidar seu compromisso com o desenvolvimento da ciência psicológica e com a prática profissional.
A revista nasce com uma essência plural – e isso já se revela no nome. “A concepção da revista CadernoS de PsicologiaS se subsidiou na necessidade de reconhecermos e darmos visibilidade para a diversidade teórico-prática que caracteriza a atuação profissional das Psicólogas e dos Psicólogos, bem como em oportunizar um espaço de troca de experiências entre profissionais, permitindo a construção de novas perspectivas e possibilidades para o ‘quefazer psi’”, explica o conselheiro João Batista Martins (CRP-08/07111).
A primeira edição terá como tema “Atravessamentos da Covid-19 nas práticas e saberes em Psicologia”, com o intuito de reunir reflexões em torno das novas formas de atuação no âmbito da Psicologia diante da pandemia, possibilitando uma reflexão sobre as dimensões epistemológicas e metodológicas que circunscrevem a prática profissional.
“Considerando que os impactos da Covid-19 atingiram praticamente todas as atividades envolvendo Psicólogas(os), como a Clínica, as Políticas Públicas, as instituições socioeducativas, as prisões, os hospitais, etc., a emergência da Covid-19 também promoveu novas formas de produção de subjetividade tanto das(os) Psicólogas(os) como dos usuários deste serviço”, analisa Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), Assessor de Pesquisa do CRP-PR.
Como será a avaliação dos artigos?
De acordo com o Conselho Editorial da Revista CadernoS de PsicologiaS, a avaliação dos materiais recebidos será realizada com base em uma linha editorial pautada no compromisso ético da Psicologia. Em sua carta, o Conselho Editorial da revista afirma que não se trata de uma “competição” ou “busca” pelo melhor artigo, mas de uma escolha colegiada, quase uma curadoria, para “ratificar os preceitos de pluralidade necessários aos diferentes olhares da Psicologia enquanto ciência e profissão compromissadas às questões sociais e defesa intransigente dos Direitos Humanos e da democracia”.
A composição da equipe avaliativa poderá incluir também parecer “ad hoc” das(os) demais conselheiras(os) e colaboradoras(es) técnicas(os) do Conselho Regional de Psicologia do Paraná ou de outras parceiras institucionais. “Nosso corpo técnico é imbuído de qualidade acadêmica e experiência profissional, mas, tão ou mais importante do que isso, estamos abastecidos de boa fé e compromisso ético com a produção de conhecimento, certos de que ao fazermos isso, também atuamos politicamente”, finaliza a carta.
Quem pode submeter um texto?
Poderão submeter manuscritos para o CadernoS de PsicologiaS Psicólogas(os) que atuam no Estado do Paraná, devidamente registradas(os) no CRP-PR; docentes vinculadas(os) aos departamentos e/ou cursos de Psicologia de Instituições de Ensino Superior, e/ou profissionais vinculados a entidades e/ou instituições envolvidas com a formação profissional da(o) Psicóloga(o), tais como equipamentos vinculados às políticas públicas de saúde e assistências social; Associações; Centros de Formação, etc.
Os manuscritos poderão ser apresentados em formato de produção individual ou coletiva — no caso de um texto escrito em parcerias, almeja-se que pelo menos uma das pessoas do grupo atenda aos critérios elencados acima, facultando assim parcerias com autoras(es) e profissionais de outras áreas e saberes.
Até quando posso submeter meu texto?
As(Os) Psicólogas(os) podem enviar um manuscrito para o e-mail cadernosdepsicologias@crppr.org.br até o dia 30 de agosto de 2020. A publicação dos textos aceitos está prevista para o segundo semestre do ano. Até lá, a Comissão Editorial fará a avaliação e dará um retorno a todas(os) as(os) autoras(es).
Qual deve ser a estrutura do texto?
Os manuscritos devem conter uma Folha de Rosto com o(os) nome(s) das(os) autoras(es), endereço, e-mail, telefone. Filiação Institucional (quando houver), título do manuscrito em português, inglês e espanhol (máximo 12 palavras), resumo em português (150 palavras) seguido de três palavras-chave; resumo em inglês (150 palavras) seguido de três palavras-chave; resumo em espanhol (150 palavras) seguido de três palavras-chave.
Os textos deverão ter a seguinte estrutura:
Relatos de Experiência e Inquietações Teóricas – Os manuscritos deverão apresentar: introdução, referencial teórico, método, resultados e discussão e, considerações finais/conclusão – não sendo obrigatório utilizar estes termos como itens.
Cadernos Técnicos do CRP PR – os manuscritos deverão estar relacionados às produções vinculadas às demandas que são apresentadas aos setores técnicos do CRP PR.
Resenhas – os manuscritos deverão ter no máximo 6 páginas e seguir as orientações quanto a formatação do texto conforme informações abaixo (ou acima). O manuscrito deve ser preparado sem subdivisões, na primeira folha deve ser apresentada a referências bibliográfica da obra resenhada e, ao final do texto, o nome, titulação acadêmica e a filiação institucional do resenhista (se houver).
As referências bibliográficas deverão ser organizadas utilizando as normas da APA (ver formas de notação bibliográficas no link http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/112/96/493-1 ). Os Relatos de Experiência e as Inquietações Teóricas deverão ter entre 8 e 12 páginas e devem ser organizados com a seguinte formatação: folha A4, Fonte Times New Roman (corpo 12), espaços entre linhas 1,5; margens – direita e esquerda: 3 cm, superior e inferior: 2,5 cm, páginas numeradas na margem inferior lado direito.
Nota: a página de rosto não será contabilizada na quantidade de páginas final.
Importante: ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de CadernoS de PsicologiaS, o(s) autor(es) e a(s) autora(s) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Os textos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos sem consentimento por escrito. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todas(os) as(os) autoras(es).