Notícia

Audiência pública lança relatório de pesquisa sobre adolescentes e jovens LGBT no ambiente educacional

A Comissão Permanente de Educação da ALEP realiza no dia 10 de agosto, das 8h30 às 12h, no miniauditório da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), uma audiência pública para o lançamento do relatório da “Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional com Adolescentes e Jovens LGBT no Brasil”. A assembleia foi convocada, segundo o Grupo Dignidade, coordenador da pesquisa, em vista dos resultados preocupantes sobre a segurança e o bem-estar das(os) adolescentes e jovens LGBT no contexto educacional.

A pesquisa teve alcance nacional e foi realizada em parceria entre o Grupo Dignidade e outras instituições – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT); Centro Paranaense da Cidadania; Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual; Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná; além de ter contado com o apoio da organização Todo Mejora Chile e da Gay, Lesbian and Straight Education Network (GLSEN).

Ao todo, 1016 estudantes de 26 Estados responderam à pesquisa em 2015, relatando suas experiências. Muitas(os) disseram já terem sofrido agressões físicas e verbais em virtude de sua orientação sexual ou identidade/expressão de gênero. Além disso, a resposta da família e mesmo da escola não foram eficientes para garantir melhor qualidade de vida a estas(es) estudantes. Assim, ficam comprometidas a saúde mental – maiores índices de depressão – e a própria educação, uma vez o número de faltas em virtude da violência é alto.

A expectativa é que o debate promova um intercâmbio de experiências de enfretamento à LGBTfobia nos ambientes educacionais em nosso país, além de dar direções de como as instituições representadas podem contribuir para que possa haver mudança na situação exposta a partir da conclusão da pesquisa.

Não deixe de participar e contribuir para este importante debate!

Rolar para cima