Notícia

Após atos recentes de xenofobia, NUPSIM destaca importância do fim da discriminação

 

A migração é uma transformação social, movimento que se confunde com a definição histórica de humanidade. Contudo, na maioria das vezes a migração não é uma escolha, mas uma necessidade que afeta a vida de muitas famílias. O Brasil é um país de migrantes, e a realidade que temos hoje coloca à prova o antiquado Estatuto do Estrangeiro, legislação da década de 1980 que criminaliza e trata a migração como questão de segurança nacional. Em suma, uma ameaça.

 

Para nós, a nova Lei de Migração (ver mais em Com nova Lei de Migração, país avança nos direitos a imigrantes) é um avanço pois coloca a imigração como um direito a ser resguardado, significa um progresso na igualdade de direitos.

 

Diante das últimas notícias do caso de xenofobia em São Paulo, ocorridos por ocasião da aprovação da lei no Senado, o NUPSIM (Núcleo de Psicologia e Migrações) do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) manifesta seu repúdio a qualquer forma de preconceito e discriminação que atente contra a dignidade humana. Denunciamos o discurso antimigratório como uma manifestação do ódio infundado que é peculiar às ideias xenofóbicas.

 

O NUPSIM declara seu apoio à nova lei e endossa o conjunto de vozes que solicita sua sanção junto ao presidente Michel Temer, de preferência com a máxima celeridade.

 

Equipe NUPSIM e CRP/PR

 

Rolar para cima