Pesquisar
Close this search box.

Notícia

Após Apaf, CRP-PR passa a representar região sul em dois novos grupos de trabalho nacionais

Descrição da imagem: A imagem contém um fundo branco com um texto centralizado em negrito e letras azuis, que diz: "Após Apaf, CRP-PR passa a representar região sul em dois novos grupos de trabalho nacionais." No canto inferior direito, há o logotipo do CRP-PR (Conselho Regional de Psicologia do Paraná), que possui uma imagem abstrata em azul e verde com o nome da instituição ao lado. O fundo apresenta uma leve textura com pontos e formas geométricas em tons suaves.

Após a realização da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) extraordinária, no último dia 5 de outubro, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) passou a representar a região sul em dois novos grupos de trabalho: o  GT de Revisão da Resolução CFP nº 02/2002, que versa sobre a inscrição de profissionais de Psicologia de nacionalidade estrangeira, terá a conselheira psic. Fabiola Regina Ortega (CRP-08/17317) como nome de referência do Paraná, enquanto o GT de Linguagem Inclusiva (iniciativa do CRP-PR fundamentada nas deliberações do Congresso Regional de Psicologia do Paraná (2022), e no XI Congresso Nacional da Psicologia) será integrado pela conselheira presidenta do CRP-PR, psic. Ana Ligia Bragueto (CRP-08/08334).

A Apaf contou com uma delegação paranaense composta pela conselheira presidenta Ana Lígia Bragueto (CRP-08/08334), conselheira vice-presidenta Kathia Regina Galdino de Godoy (CRP-08/14630) e conselheiro Andrey Santos Souza (CRP-08/30587). 

A conselheira presidenta comenta que a reunião teve como objetivo avançar nas deliberações desses grupos de trabalho. Sobre o GT de Linguagem Inclusiva, ela argumenta que esta linguagem – já utilizada nas comunicações do CRP-PR – permite ao mesmo tempo a manutenção e concordância com as normas gramaticais concernentes a documentos públicos formais e a inclusão de todas as pessoas, como é a premissa da profissão. “Ao utilizar referências não voltadas a um gênero, por exemplo, profissionais de Psicologia em vez de Psicólogas(os) ou pessoas no lugar de homem/mulher, ele/ela, as mudanças não interferem na linguagem, não oferecem maior grau de dificuldade e abrangem a todas as pessoas sem distinção”, destaca. 

O que são os GTs?

Os grupos de trabalhos propostos pelo Sistema Conselhos são criados para tratar de temas emergentes e relevantes para a área de Psicologia. Nesse sentido, discutem sobre medidas e decisões a serem tomadas para promover a igualdade, diversidade e inclusão de pessoas. Para que essa ação seja reconhecida, as Apafs acontecem para deliberar as propostas por meio de um sistema de votação. 

O CRP-PR já integrava outros seis GTs, a saber:

  • “Revisão da Política de Orientação e Fiscalização”: psic. Kathia Regina Galdino de Godoy (CRP 08/14630);
  • “Diversidade Sexual e Gênero”: psic. Andrey Santos Souza (CRP 08/30587);
  • “COMORG: Comissão Organizadora Nacional do 12º CNP – Congresso Nacional de Psicologia”: psic. Pamela Cristina Salles da Silva (CRP 08/20935);
  • “GT Responsabilização de atos de assédio e outras violências de gênero no Sistema Conselhos de Psicologia”: psic. Ana Ligia Bragueto Costa (CRP 08/08334);
  • “GT Atuação da Psicologia no uso de Maconha e Psicodélicos em contexto terapêutico”: psic. Fábio José Orsini Lopes (08/09877);
  • “GT de Revisão da Resolução CFP n° 003/2007”: psic. Graciane Barboza da Silva (CRP 08/23467).
plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.