Notícia

9º CNP tem propostas nacionais aprovadas para próxima gestão

O 9º Congresso Nacional da Psicologia (9º CNP), que aconteceu em Brasília entre os dias 16 e 19 de junho, deliberou as propostas que serão seguidas pelos próximos três anos e apresentou as chapas que concorrerão às eleições em agosto para o Conselho Federal de Psicologia. O evento contou com a participação de aproximadamente 270 profissionais de todas as regiões, sendo que a delegação paranaense era composta por 13 membros – 12 Psicólogas(os) e um estudante. “O grupo cumpria com a diversidade de territórios, representando bem todas as regiões do Estado”, disse Andre Luiz Vendel (CRP-08/14073), um dos delegados do CRP-PR no 9º CNP.

O evento teve como tema central a “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”. Assim como no 9º COREP, em Curitiba, as discussões foram em torno de três eixos: Eixo 1 – “Organização Democrática do Sistema Conselhos e Aperfeiçoamento das Estratégias de Diálogo com a Categoria e a Sociedade”; Eixo 2 – “Contribuições éticas, políticas e técnicas do processo democrático e de garantia de direitos; e Eixo 3 – “Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos”.

As propostas aprovadas nos quatro dias de encontro são oriundas dos dez grupos de trabalho que se reuniram na sexta (17) e baseadas nas proposições advindas dos COREPs realizados pelo 23 Regionais. “Nós levamos as 30 propostas aqui do Paraná e a maioria foi aprovada. Contribuímos também com outras propostas e na aprovação de moções. A participação da delegação do Paraná foi bastante efetiva”, declarou Vendel, referindo-se às 49 moções de apoio e repúdio apreciadas.

Outro momento do qual o CRP-PR participou foi durante o lançamento da Articulação Nacional de Psicólogas(os) LGBT – ANP LGBT, de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, com o objetivo de barrar retrocessos aos direitos LGBT no Brasil.

Chapas concorrentes ao CFP

Ainda durante o 9º CNP, foram apresentadas as chapas que concorrerão para a gestão 2017 – 2019 do CFP nas eleições que acontecem em agosto. As chapas que estarão na disputa são: “Cuidar da Profissão”, “Fortalecer a Profissão”, “Psicólogos em Ação” e “Renovação da Psicologia”.

Vídeos

O CFP deixará disponível em seu canal no Youtube os vídeos da plenária de abertura e das plenárias de análise das propostas. Os links para acessar os vídeos estão abaixo:

16/06 – https://www.youtube.com/watch?v=aTf_eC9lLlI

18/06 – https://www.youtube.com/watch?v=CUA2lq_PnD0

19/06 – https://www.youtube.com/watch?v=Fh7hGwEK9ms

Rolar para cima