Pesquisar
Close this search box.

Notícia

4 motivos pelos quais estudantes de Psicologia não podem realizar atendimentos clínicos na modalidade online

texxto CRP-PR explica: 4 motivos pelos quais estudantes de Psicologia não podem realizar atendimentos clínicos na modalidade online.

O CRP-PR explica os 4 motivos pelos quais estudantes de Psicologia não podem realizar atendimentos clínicos na modalidade online. A produção faz parte das ações do Conselho voltadas a orientar estudantes e a categoria sobre o exercício da profissão. Convidamos você a acessar o post completo em nossas redes sociais (Instagram e Facebook), em formato de carrossel, caso queira partilhar com sua rede.

Ajude a formar e informar futuros profissionais da Psicologia, leia e compartilhas as informações a seguir:

MOTIVO Nº 1: ESTÁGIO DE PSICOLOGIA PRECISA SER SUPERVISIONADO PRESENCIALMENTE. 

A Resolução nº 1 de outubro de 2023, do Conselho Nacional de Educação determina que:   “A atividade de estágio obrigatório supervisionado deve ter orientação presencial, conduzida por docentes psicólogos, docentes da instituição formadora.”

MOTIVO Nº 02: ESTUDANTES FAZEM ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA CONVENCIONALMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS DE GRADUAÇÃO

Antes de prestarem atendimento de Psicologia, estudantes precisam cursar algumas disciplinas que colaboram para o exercício ético da profissão e subsidiam sua prática profissional. 

MOTIVO Nº 03: ESTUDANTES QUE FIZEREM PRÁTICAS CLÍNICAS FORA DO CONTEXTO DO ESTÁGIO PODEM INCORRER EM EXERCÍCIO ILEGAL

Se ao longo da graduação estudantes executarem práticas clínicas fora do contexto do estágio, podem incorrer em contravenção penal passível de apuração por exercício ilegal da profissão Com isso, uma vez denunciada a prática, o CRP-PR toma as medidas cabíveis para intervenção da autoridade policial/judiciária competente.

MOTIVO Nº 04: TODO ATENDIMENTO CLÍNICO ONLINE EXIGE QUE PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA TENHAM O CADASTRO NA PLATAFORMA E-PSI

Em situações de emergências e desastres, o atendimento psicológico às vítimas diretas na modalidade online não é recomendado nem mesmo quando realizado por profissionais. E o cadastro, obrigatório, na plataforma E-PSI só é permitido para pessoas com registro nos Conselhos Regionais de Psicologia.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR)

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.