Pesquisar
Close this search box.

Notícia

23 de setembro – Dia da Visibilidade Bissexual

Imagem em degradê do rosa escuro para o azul. Em contorno branco no centro há um círculo. Acima dele está escrito 23 de setembro. No seu centro está escrito Dia da Visibilidade Bissexaul.

Convenções sociais de como as pessoas devem sentir e trocar afeto têm um papel muito maior do que geralmente percebemos nas construções de ideais de relacionamentos. Algumas destas convenções, como o binarismo e o monossexismo, afetam diretamente como pessoas bissexuais entendem a si próprias, e também como a sociedade as percebe. 


A bissexualidade é tida há décadas como uma “fase”, “indecisão” ou “medo de assumir-se homossexual” – falas que a invalidam e invisibilizam, embora muitas pessoas que a vivenciam afirmem veementemente que é muito mais do que uma combinação de “duas coisas”, ao mesmo tempo que não se limita ao “ou é uma coisa, ou é a outra”. 


No dia 23 deste mês é celebrada a Visibilidade Bissexual. Neste dia – assim como em tantos outros do ano – denunciamos o apagamento bissexual sistêmico, as várias formas de bifobia e a heterossexualidade compulsória resultantes das convenções sociais que permeiam nossa cultura. E, mais que isso, celebramos nossas existências e reivindicamos o reconhecimento e validação das nossas experiências. 


O CRP-PR, em consonância com o compromisso de acolher as diversas faces da Psicologia, oportuniza um espaço de fala e escuta para pessoas bissexuais, reforçando a importância de que as vivências destas pessoas sejam devidamente acolhidas e compreendidas. Este Conselho, em consonância com o compromisso ético e científico, traz as vozes destas pessoas também como um lembrete de que, em se tratando de saúde, a violência, o silenciamento e o apagamento são alguns dos principais responsáveis pelo adoecimento psicológico de minorias sociais.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.