Durante o mês de maio, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) realizará diversas ações em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18). As atividades relembram o início do movimento social que transformou o paradigma do atendimento em saúde mental no Brasil, construído por profissionais, usuários e instituições comprometidos com o fim das violações de direitos humanos em manicômios e instituições de saúde.
Mais de 30 anos se passaram desde o II Congresso Nacional de Trabalhadores em Saúde (Bauru, 1987) e diversas legislações foram criadas para garantir programas de saúde que rompessem com a lógica centrada no hospital psiquiátrico. Tanto a Lei nº 10.216/2001, da Reforma Psiquiátrica, quanto a Portaria nº 3.088/2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além da política de Redução de Danos, são avanços incontestáveis do movimento antimanicomial.
No entanto, diante das alterações, por parte do Governo Federal, da Política Nacional de Saúde Mental e da Política Nacional sobre Drogas, o CRP-PR convida a categoria a se posicionar de forma crítica e reflexiva. A lógica de ampliação do financiamento de instituições psiquiátricas em detrimento do investimento na RAPS, presente nas recentes alterações das políticas de saúde, exige a ampliação da defesa do SUS e das tecnologias críticas de cuidado que foram desenvolvidas nos últimos 32 anos.
A Luta Antimanicomial reforça a necessidade de formas de atenção dignas e diversificadas para a pessoa com sofrimento psíquico, de maneira a garantir o direito à liberdade e o direito a viver em sociedade, lutando contra o estigma da loucura. A Reforma Psiquiátrica não foi suficiente para superar totalmente o manicômio: ele quer voltar e é preciso fortalecer a Luta Antimanicomial!
Campanha 2019
A campanha do CRP-PR para o Dia da Luta Antimanicomial deste ano tem como slogan “Acorda, amor! O manicômio quer voltar, fortaleça a Luta Antimanicomial”. A frase chama atenção para o cenário de retrocessos nas políticas de saúde mental e de drogas e enfatiza a defesa dos direitos à dignidade e ao respeito das pessoas com sofrimento mental.
Eventos
Exibição de Filme e roda de conversa: Nise: O Coração da Loucura
Curitiba
Data: 13 de maio
Horário: 19h30
Local: Sede do CRP-PR – Av. São José 699, Cristo Rei, Curitiba-PR
Mesa-redonda: “Acorda, amor! O manicômio quer voltar, fortaleça a luta antimanicomial
União da Vitória
Data: 14 de maio
Convidadas(os): Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), Denize Aparecida Teixeira (CRP-08/10667), Emerson Miguel (CRP-08/IS-425) e Dennys Keyiti Shintaku (CRP-08/18326), Guidie Elleine Nedochetko Rucinski (CRP-08/12167)
Horário: 19h30
Local: Centro Universitário Vale do Iguaçu – R. Padre Saporiti, 717, Nossa Sra. do Rócio, União da Vitória-PR
Audiência Pública: Saúde Mental, 18 de Maio e a Luta Antimanicomial
Curitiba
Data: 15 de maio
Proposição: Comissão de Saúde da ALEP, Deputada Mabel e Deputado Goura
Horário: 09h
Local: Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora do Salete, s/n, Centro Cívico, Curitiba – PR
***
Entrega e fixação de cartazes da Campanha
União da Vitória
Data: 15 de maio
Descrição: Entrega e fixação de cartazes da Campanha nos CAPS e Secretaria de Saúde de União da Vitória para que a secretaria encaminhe os cartazes para as unidades de saúde.
Horário: a confirmar
Mesa-redonda: “Acorda, amor! O manicômio quer voltar, fortaleça a luta antimanicomial – Conversas multiprofissionais em saúde mental
Curitiba
Data: 16 de maio
Descrição: O evento tem o objetivo de proporcionar o debate sobre as novas, porém anacrônicas, políticas de saúde mental junto a categoria; estimular a reflexão sobre a importância dos serviços de saúde mental e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial no debate sobre Direitos Humanos, especialmente quanto a princípio da dignidade humana; proporcionar reflexões sobre políticas públicas em contextos específicos – como no caso da implantação dos CAPS Híbridos em Curitiba-PR.
Convidadas(os): Cleuse Barleta (Psicóloga) (CRP-08/02871), Vanderleia Schineman (Assistente Social), Sylvia Cardim (Psiquiatra), Cassiano Robert (Terapeuta Ocupacional), Dione Menz (Enfermeira e Psicóloga) (CRP-08/05491)
Horário: 19h
Local: Sede do CRP-PR – Av. São José 699, Cristo Rei, Curitiba-PR
Não é preciso realizar inscrições
***
Exibição on-line da mesa “Acorda, amor! O manicômio quer voltar, fortaleça a luta antimanicomial
Pato Branco
Data: 16 de maio
Descrição: Exibição on-line da mesa “Acorda, amor! O manicômio quer voltar, fortaleça a luta antimanicomial” e debate com os alunos dos cursos de Psicologia, Medicina e Enfermagem.
Horário: 19h
Local: Faculdade de Pato Branco – FADEP – R. Benjamin Borges dos Santos, 1100 , Fraron, Pato Branco-PR
***
Stand na Faculdade Guaricá: campanha “Acorda amor! O manicômio quer voltar! Fortaleça a luta antimanicomial”.
Guarapuava
Data: 16 de maio
Descrição: Stand em Parceria com o colegiado e estudantes da Faculdade Guairacá como forma de informação e debate a respeito da campanha “Acorda amor! O manicômio quer voltar! Fortaleça a luta antimanicomial”. Contaremos com performances artísticas e diálogos individuais e em grupo.
Horário: 19h às 21h
Local: Campus da Faculdade Guairacá – Rua XV De Novembro, 7050, Centro, Guarapuava- PR
***
Exibição do filme: “Nise: O Coração da Loucura” e debate
Paranavaí
Data: 16 de maio
Horário: 19h30
Local: Colégio Nobel – R. Bahia, 479, Centro, Paranavaí-PR
***
Saúde, café e prosa
Campo Mourão
Data: 16 de maio
Local: Campo Mourão
*Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o COMAD, CRP-PR, Comitê Municipal Intersetorial de Saúde Mental e CAPS AD e II.
Reunião aberta sobre LGBTIfobia e a saúde mental da população LGBTI
Londrina
Descrição: A reunião será conduzida pelo colaborador do Núcleo de Diversidade de Gênero e Sexualidades, Psic. Leandro Herkert Fazzano (CRP 08/21756).
Data: 17 de maio
Horário: 09h
Local: Subsede Londrina – Avenida Ayrton Senna da Silva, 550, sala 1101, Torre Montello, Gleba Fazenda Palhano, Londrina-PR
Palestra: Internamento involuntário x Luta Antimanicomial
União da Vitória
Data: 17 de maio
Descrição: Participação da Representante Setorial Denize Aparecida Teixeira (CRP-08/10667), no evento do CAPS alusivo à Luta Antimanicomial com o tema “Internamento involuntário x Luta Antimanicomial”
Horário: 08h
Local: Auditório da Secretaria Municipal da Cultura – Praça Visconde de Nacar, S/N, Estação União, União da Vitória-PR
Posse dos representantes do CRP-PR no Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu e apresentação da campanha “Acorda amor!”
Foz do Iguaçu
Data: 17/05
Horário: 09h
Local: Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu – Tv. Oscar Muxfeldt, 81, Centro
Palestra sobre a “nova saúde mental”
Londrina
Data: 18 de maio
Descrição: Palestra sobre “nova saúde mental” que abordará a importância da discussão para que não haja o retorno dos manicômios.
Convidadas(os): Nadya Christiane Silveira Pellizzari (CRP 08/06926) – Colaboradora Comissão de Direitos Humanos e Comissão de Psicologia e Saúde do Conselho Regional de Psicologia do Paraná
Horário: 8h30
Local: Subsede CRP-PR Londrina, auditório do Torre Montello – Avenida Ayrton Senna da Silva, 550, sala 1101, Torre Montello, Gleba Fazenda Palhano, Londrina-PR
***
Stand na Faculdade Guaricá. Campanha “Acorda amor! O manicômio quer voltar! Fortaleça a luta antimanicomial”.
Guarapuava
Data: 18 de maio
Descrição: Stand em Parceria com o colegiado e estudantes da Faculdade Guairacá como forma de informação e debate a respeito da campanha “Acorda amor! O manicômio quer voltar! Fortaleça a luta antimanicomial”. Haverá performances artísticas e diálogos individuais e em grupo.
Horário: 09h às 11h
Local: Praça 9 de Dezembro – R. XV de Novembro, 7426, Centro, Guarapuava-PR
***
Exibição do filme: “Nise – O Coração da Loucura” com uma fala dos Psicólogos do CAPS após a exibição
Ponta Grossa
Data: 18 de maio
Horário: 14h
Local: R. Des. Westfalem, 60, Oficinas, Ponta Grossa – PR
***
Entrevista com a Psicóloga Semiramis Maria Amorim Vedovatto (CRP-0806207) sobre a Luta Antimanicomial
Data: 18 de maio
Horário: 12h
Local: Programa Psicologia em foco – Rádio Litoral Sul FM (transmissão)
***
Participação da Campanha de Sensibilização alusiva à Luta Antimanicomial em parceria com os comitês de saúde mental e de prevenção ao suicídio
Francisco Beltrão
Data: 18 de maio
Horário: a partir das 08h
Local: Calçadão da Praça Central de Francisco Beltrão
Mesa de debate sobre a campanha “Acorda, amor! O manicômio quer voltar, fortaleça a luta antimanicomial!
Guarapuava
Data: 20 de maio
Convidadas(os): Psicóloga Carla Silveira Batista Lauer (CRP-08/18606), Ligia Gobbo Larocca (CRP-08/11365) e Eduardo Bernardes Nogueira (CRP-08/12071)
Horário: 19h às 23h30
Local: Miniauditório Faculdade Unicentro – R. Salvatore Renna, 875, Santa Cruz, Guarapuava – PR
Contribuições da Bioética e da Psicologia para fortalecer a Luta Antimanicomial – Cinedebate: O bicho de sete cabeças
Curitiba
Debate sobre as temáticas com:
– Thiago Rocha da Cunha, coordenador do Programa de Pós Graduação em Bioética da PUCPR;
– Juliana Radaeli, professora de Psicologia da PUCPR e Psicanalista;
– Semíramis Maria Amorim Vedovatto, Conselheira do CRP-PR;
– Julia Mezarobba Caetano Ferreira (aluna do PPGB, intermediadora).
Data: 21/05
Horário: 17h
Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Bloco Verde (Escola de Ciências da Vida) – auditório Brasílio Vicente de Castro, térreo | R. Imac. Conceição, 1155, Prado Velho
Inscrições: gratuitas, através do e-mail lutaantimanicomial.evento@hotmail.com
Participação da Representação Setorial no Sarau da Luta Antimanicomial realizada pelo CAPS
Cianorte
Data: 22 e 23 de maio
Descrição: Trata-se de um evento cultural pautado na expressão artística com o objetivo de promover criatividade, cidadania, socialização, informação e reflexão à toda comunidade através da exposição de artesanatos, declamação de poesias e apresentações musicais e de teatro.
Os usuários dos CAPSi e CAPS I discorrerão acerca de temas relativos à saúde mental, luta antimanicomial e políticas públicas, ocupando o papel de protagonistas destas últimas na possibilidade de expressarem seus sentimentos, necessidades e potencialidades através da arte.
Horário: 08h às 21h
Local: CAPS I (Rua Tiradentes, 84)
***
Acorda amor! Bate-papo sobre a Luta antimanicomial
Maringá
Data: 22 de maio
Convidada: Mayra Costa Martins (CRP-08/25174)
Horário: 19h
Local: Subsede Maringá (Avenida Duque de Caxias, 882 ou 856, Torre II, sala 905, Ed. New Tower Plaza, Zona 01, Maringá-PR)
Mesa-redonda: “A importância da RAPS no Atendimento Humanizado em Saúde Mental: por uma sociedade livre de manicômio!”
Campo Mourão
Data: 23 de maio
Descrição: O evento tem o objetivo de promover um espaço de conhecimento e trocas de experiências na execução dos serviços de saúde mental no Município de Campo Mourão, através de mesa redonda composta por três serviços de compõem a RAPS na cidade, numa perspectiva dialética, humanizada e de proteção integral às(aos) usuárias(os) da saúde pública.
Convidadas(os): a confirmar
Horário: 13h30 às 16h
Local: Auditório do Sindicado dos Servidores Municipais de Campo Mourão – Sindiscam. Rua Mato Grosso, 2712, Jd. Gutierres, Campo Mourão – PR
Inscrições: não será necessário inscrição antecipada, teremos lista de presença para declaração na hora do evento.
Participação da Representação Setorial no Sarau da Luta Antimanicomial realizada pelo CAPS
Cianorte
Data: 22 e 23 de maio
Descrição: Trata-se de um evento cultural pautado na expressão artística com o objetivo de promover criatividade, cidadania, socialização, informação e reflexão à toda comunidade através da exposição de artesanatos, declamação de poesias e apresentações musicais e de teatro.
Os usuários dos CAPSi e CAPS I discorrerão acerca de temas relativos à saúde mental, luta antimanicomial e políticas públicas, ocupando o papel de protagonistas destas últimas na possibilidade de expressarem seus sentimentos, necessidades e potencialidades através da arte.
Horário: 08h às 21h
Local: CAPS I (Rua Tiradentes, 84)
Roda de conversa “O papel da(o) Psicóloga(o) clínica(o) como agente de desospitalizacao frente à Luta Antimanicomial”
Data: 30/05
Horário: 19h
Local: Têmeno Clínica de Psicologia – Rua Arquimedes Cruz, 80, Jardim Social, Curitiba.
É necessário inscrição pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpkTr4HGY6TNafgmu8SyTQb_kjQcT2zODXgNU5-hGtvVPFBw/viewform?usp=sf_link
CRP-PR em Brasília
Confira abaixo as representações do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) em atividades relacionadas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Brasília.
14 de maio
Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial
Local: Salão Nobre, Anexo II, Câmara Federal – Brasília-DF
Representação: Cons. Semíramis Vedovatto (CRP-08/06207)
15 de maio
Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Local: Plenário Ulysses Guimarães, Câmara Federal – Brasília-DF
Representação: Cons. Semíramis Vedovatto (CRP-08/06207)
15 de maio
Participação na Sessão Plenária do Senado Federal, para acompanhar votação do PLC 37/2013 (Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas)
Representação: Semíramis Maria Amorim Vedovatto (CRP-08/06207)